Você sabe o que é pegada ecológica e o que ela representa?

Você sabe o que é pegada ecológica e o que ela representa?

 

Podemos entender a expressão “pegada ecológica” como o quanto uma pessoa ou comunidade consome de recursos e quanto isso gera de impacto no planeta. Ou seja, basicamente a ideia é compreender qual o rastro deixado por nós, seres humanos, aqui na Terra com relação ao que usufruímos da natureza. 

É possível calcular a pegada ecológica?

Sim! Ela é medida em hectares globais (gha), sendo uma excelente forma de verificar se o consumo de uma casa, cidade, região ou país é sustentável. 

 

Para realizar o cálculo, são analisados os seus hábitos, que podem ser calculados por diversas ferramentas online. Um exemplo é a utilização do site Pegada Ecológica, que inclusive tem o apoio de instituições governamentais, sendo possível usar a calculadora para analisar suas ações do dia a dia e obter um resultado.

 

Mas, provavelmente você está se perguntando o que realmente é analisado e esses são alguns exemplos de aspectos levados em consideração: 

 

  • o tipo de alimentação que se tem; 

  • qual o tamanho de sua casa, quantas pessoas vivem nela e como são os hábitos de consumo de energia; 

  • quanto você gasta em bens; 

  • quanto você gasta com serviços pessoais, comunicação e entretenimento; 

  • o consumo de tabaco ou não; 

  • os hábitos de transporte. 

 

É importante ressaltar que os resultados podem variar um pouco dependendo da ferramenta utilizada. Entretanto, já é possível ter uma boa noção do tamanho da sua pegada e se você precisará adotar medidas para reduzi-la e contribuir com o meio ambiente. 

O que fazer para reduzir a pegada ecológica?

Algumas ações podem ser facilmente adotadas para que você consiga diminuir os impactos deixados no planeta, e todos eles estão relacionados aos seus hábitos e costumes. 

 

  • Opte por um consumo mais consciente:

Isso significa comprar somente o necessário, dar preferência a estabelecimentos menores, consumir alimentos mais sustentáveis e evitar o desperdício em qualquer que seja o aspecto, principalmente na hora de utilizar recursos naturais essenciais como a água;

 

  • Utilize transportes alternativos:

A emissão de CO2 na atmosfera está cada vez maior, mas você pode fazer a sua parte, optando por usar bicicletas, ir a pé ou até mesmo optar pelo transporte público de vez em quando. 

 

  • Invista em fontes de energia renováveis

Um bom exemplo é a utilização da energia solar para o abastecimento elétrico da sua residência, empresa, comércio ou agronegócio. A partir dessa tecnologia, além de contribuir com a preservação do meio ambiente, você também ajuda o seu bolso, economizando até 99% do valor pago na sua conta de luz. 

 

E você, já sabia sobre a pegada ecológica e como a energia solar é capaz de contribuir? Faça como milhares de brasileiros e escolha consciente! 

 

Entre em contato com os nossos especialistas para descobrir como a Seltec Energia Solar pode ajudar você de um jeito simples! 



Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!