Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

 

Muita energia chega ao nosso planeta diariamente de forma limpa e gratuita. A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia! O sistema responsável por converter a luz solar em eletricidade é chamado de “Sistema Fotovoltaico”.

 

O nome “Fotovoltaico” é um termo formado pela junção de duas palavras: foto – que do grego significa luz, e voltaica – que vem da palavra volt (termo utilizado com unidade para medir o potencial elétrico).

 

Bem, agora que você foi apresentado às definições, está na hora de entendermos um pouco mais sobre esse assunto, não é mesmo? Então confira a seguir como é simples o funcionamento dessa tecnologia.

 

Como funciona um sistema fotovoltaico?

 

Os sistemas fotovoltaicos são a forma como conseguimos usufruir da energia solar. Atualmente, esses sistemas são considerados como uma das tecnologias mais promissoras quando o assunto é preservação da natureza e economia, isso sem contar com outros inúmeros benefícios.

 

Tudo começa quando a luz do sol atinge um painel fotovoltaico. As placas transformam a energia em corrente contínua direto para o inversor. O inversor converte essa energia para corrente alternada (que é o tipo usado para funcionar os equipamentos domésticos) e envia ao quadro de distribuição da unidade consumidora.

 

A energia solar pode ser usada em todos os equipamentos que precisam de energia elétrica. Quando o tempo está nublado ou chuvoso, ainda é possível gerar energia, só que com menos intensidade, já que os raios solares são menores. Durante a noite a captação da luz solar não existe, mas o sistema já conseguiu gerar energia suficiente durante o dia para poder utilizar nesses períodos.

 

Leia também: Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

 

O que é o efeito fotovoltaico?

 

A luz do sol é composta de pequenas partículas de energia chamada fótons. Uma célula fotovoltaica funciona a partir da absorção dos fótons que liberam os elétrons e fluem através das células, gerando energia elétrica.

 

As células consistem na junção de duas camadas semicondutoras, em que uma delas é dopada positivamente e outra negativamente, criando assim um campo eléctrico entre as duas. Ao juntar várias células, temos um painel solar que gera o efeito fotovoltaico.

 

Geração de energia solar

 

Após a instalação do sistema, o seu relógio de luz antigo é substituído por um novo que medirá a entrada e saída de energia. Esse relógio mede quando utiliza a energia da concessionária (em momentos que não houveram a geração da própria energia) e mede a quantidade gerada em excesso (quando a produção é maior do que o consumo).

 

Quando se produz mais energia do que é consumido, esse excesso se transforma em créditos de energia. Os créditos de energia solar podem ser utilizados até em 60 meses. Assim, quando você recebe a fatura de luz, consegue verificar o quanto produziu de energia e o quanto foi consumido. Se produzir mais do que utilizar, você terá créditos de energia que podem ser aproveitados no mesmo imóvel ou em um imóvel em outra localidade, desde que esteja sob o mesmo CPF/CNPJ.

 

Implementar um sistema fotovoltaico é bem simples e traz um grande impacto positivo para o seu dia a dia. Com um sistema de energia solar você pode reduzir até 99% da sua fatura de luz.

 

Você ainda está curioso para entender um pouco mais sobre o sistema fotovoltaico, ou conhecer mais a Seltec? Clique aqui e veja o nosso infográfico sobre o uso da energia solar!

 

 

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!