Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

O sistema de energia solar fotovoltaico é o sistema responsável por converter a luz do sol em eletricidade. Essa tecnologia chegou no Brasil em 2012 e, desde então, vem crescendo em todo o país. Hoje milhares de brasileiros já geram a sua própria energia e economizam em sua conta de luz.

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

 

Painéis solares

O principal elemento para a geração da energia solar é o painel fotovoltaico. É a partir dele que a luz do sol incide sob as células fotovoltaicas, fazendo com que os elétrons se movimentem e produzam a corrente elétrica.

Vale ressaltar a importância de se escolher materiais de marcas confiáveis. Um painel solar de qualidade tem vida útil de até 25 anos.

 

Inversores

Basicamente, a função do inversor é transformar a corrente elétrica de contínua para alternada, além de garantir o fluxo regular da eletricidade e segurança. Nos sistemas conectados à rede (on-grid), o inversor também é responsável pela sincronia com a rede da concessionária.

Como a maioria dos aparelhos eletrônicos utilizam energia na forma alternada, o papel do inversor é essencial. No entanto, cabe aqui outra dica: é sempre importante verificar a eficiência do equipamento e, principalmente, se ele está dentro das normas do INMETRO.

 

Materiais elétricos

Para garantir a segurança dos equipamentos, o sistema solar fotovoltaico possui elementos que ajudam a proteger e conservar os componentes. Esses materiais são os disjuntores, conectores e cabeamento elétrico.

 

Estrutura

Para apoio e sustentação dos módulos fotovoltaicos, precisa-se de uma estrutura de suporte. Assim, na instalação leva-se em consideração o local, material dos módulos e a inclinação necessária para captar mais radiação solar.

As estruturas são feitas na maioria das vezes de aço inoxidável ou alumínio, materiais extremamente resistentes ao tempo, mantendo o padrão e qualidade na vida útil dos equipamentos.

 

Medidor bidirecional

Esse é um componente muito importante no seu sistema fotovoltaico. Isso porque é o relógio bidirecional o responsável por medir a quantidade de energia consumida e, nas situações em que a sua produção de energia supera o seu consumo, também é o responsável por registrar a quantidade exportada pelo sistema, que é injetada na rede elétrica, gerando, então, os seus créditos energéticos.

 

Monitoramento de energia solar

Essa plataforma permite conferir, em tempo real e de qualquer lugar, a quantidade de energia gerada, além da situação do sistema. Basicamente, o monitoramento apresenta os seguintes dados: economia gerada em reais; energia produzida em kwp no dia, mês, ano, total; dados ecológicos como árvores salvas, km não rodados, co2 não emitidos; status da usina.

A energia solar é considerada limpa, renovável e inesgotável. Ela não causa danos ao meio ambiente e é um dos recursos renováveis mais promissores do mundo. Além de todos esses benefícios você tem uma economia de até 99% na sua conta de luz quando gera a sua própria energia.

 

A Seltec Energia Solar é uma empresa especializada em energia solar. Somos uma das empresas líderes no segmento de energia solar e estamos presente em 7 estados brasileiros. Fale conosco e descubra como ter um sistema fotovoltaico.

 

Siga-nos nas redes sociais!

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!