Tendência mundial: carros elétricos serão maioria até 2040

Tendência mundial: carros elétricos serão maioria até 2040

Atualmente, há 79,8 mil veículos elétricos em circulação no país, entre automóveis, utilitários e veículos comerciais leves, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e a projeção é que o Brasil alcance a marca de 100 mil veículos eletrificados logo no início do segundo semestre de 2022.

Além disso, de acordo com levantamento feito pela BloombergNEF, os veículos elétricos representarão pelo menos 2/3 das vendas globais em 2040, dominando o mercado automotivo.

Mudanças de comportamento e de mercado

O comportamento do consumidor se apresenta, hoje, de forma muito mais consciente. O cuidado com o meio ambiente e as preocupações em preservar recursos naturais estão cada vez mais presentes.

Além disso, as empresas também mudaram seu posicionamento, investindo em fontes limpas e se preocupando mais com os impactos causados por elas na sociedade.

Essas circunstâncias são fatores importantes e que influenciaram na expansão do mercado automotivo elétrico, uma vez que esses carros não são movidos à combustão e contribuem muito mais com a diminuição da poluição e emissão de CO2.

Vale ressaltar também que o crescimento das vendas dos carros elétricos, se deve por normas de emissões de CO2 mais rígidas e também por subsídios dos governos.

Em julho do ano passado (2021), a Comissão Europeia, entidade executiva que representa os interesses socioeconômicos da União de 27 países, apresentou diretrizes para tornar o transporte mais sustentável. O intuito é que, a partir de 2035, todos os novos carros vendidos nos países do bloco tenham propulsão elétrica, extinguindo o motor à combustão.

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), por exemplo, apresentou em agosto, também do ano passado, um estudo sobre investimentos a fim de reduzir a pegada de carbono no setor aqui no Brasil.

Segundo a entidade, a indústria automobilística planeja investimentos de R$ 150 bilhões para os próximos 15 anos, com foco em tecnologia e infraestrutura. Com relação à venda de elétricos, a estimativa é de que responda por 12% a 22% do total em 2030 e de 32% a 62% em 2035.

4 vantagens dos carros elétricos

Tendo em vista a expansão deste mercado, vejamos as principais vantagens que os carros elétricos proporcionam.

1. Sem emissão de poluentes

Comparando com carros de motor à combustão, os de propulsão elétrica reduzem em, aproximadamente, 30% a geração de CO2. 

2. Eficiência energética

O veículo elétrico aproveita 90% da eficiência energética disponível, diferentemente dos modelos com motor à combustão, que aproveitam somente de 30% a 40%, já que há perdas em calor, por exemplo.

3. Manutenção

Nos carros elétricos, temos uma manutenção muito mais simples e mais barata. Isso porque, nesses veículos, não precisamos trocar filtros de óleo, de ar e velas de ignição, por exemplo, além de apresentarem menor desgaste das peças.

4. Zero ruído

Como é um veículo que não utiliza a combustão para seu funcionamento, temos um motor muito mais silencioso, o que contribui para diminuição da poluição sonora em grandes centros urbanos, por exemplo.

Os carros elétricos chegaram para transformar o mercado, além de contribuir com a economia, com o meio ambiente e com a nova proposta de consumo consciente.

Para mais conteúdos como esse, acesse nosso blog e confira outros artigos e curiosidades.

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!