Tecnologia de grafeno em painéis fotovoltaicos: entenda tudo sobre o assunto

Tecnologia de grafeno em painéis fotovoltaicos: entenda tudo sobre o assunto

Como já sabemos, com o avanço da tecnologia, cada vez mais novas soluções são desenvolvidas no mercado, especialmente pensando no setor de energia solar, caracterizado pela sua eficiência e pelos benefícios trazidos à sociedade. 

 

Dessa forma, um novo modelo de painel fotovoltaico foi desenvolvido, a partir do grafeno, resultando em um projeto com desempenho ainda melhor. E é exatamente sobre isso que falaremos neste artigo. Acompanhe!

Por que o uso de grafeno em painéis?

O grafeno é um dos materiais mais finos do mundo e, inclusive, mais resistentes. É produzido por meio da extração de camadas superficiais do grafite, um mineral extremamente abundante na Terra.

 

O grande diferencial desses modelos produzidos a partir da tecnologia de grafeno é a capacidade de permitir que os módulos tenham melhor rendimento, graças às suas propriedades hidrofílicas (absorver a água) e fotocatalíticas (maior velocidade de reação com a luz).

 

Além disso, essa nova tecnologia possibilita que as placas desempenhem funções autolimpantes e de fácil decomposição de materiais orgânicos, o que, consequentemente, favorece a captação da luz solar e a geração de energia elétrica, tudo isso de uma forma mais eficiente. 

Outros benefícios e características do grafeno

  • É um material muito fino e leve que possui a espessura de um átomo;

  • Ultra resistente (200 vezes ao aço) em formato bidimensional o que possibilita uma alta resistência mecânica;

  • Apresenta alta condutividade térmica e elétrica, chegando a ser até 100 vezes mais intensa que a do cobre, o condutor metálico mais utilizado no mundo;

  • É impermeável, sendo capaz de impedir a passagem até mesmo do hélio, gás extremamente leve;

  • Alta transmissão de luz, com resultados em torno de 97,5% de uma ampla gama de comprimentos de onda, que variam de ultravioleta ao infravermelho;

  • Também possui baixo Efeito Joule, ou seja, perde pouca energia na forma de calor ao conduzir elétrons para geração de eletricidade.

Painéis de grafeno X painéis convencionais

A partir de estudos e análises realizados durante um mês, foi possível traçar um comparativo entre os dois modelos. Enquanto os painéis de grafeno apresentavam um acúmulo de poeira e sujeira de  6,28 g/m², nas mesmas características, os convencionais acumularam 13,82 g/m².

 

A partir desses dados, ficou claro perceber o impacto desse material para a garantia de um painel que tivesse menos sujeira e que, por consequência, gerasse energia de forma mais eficiente. Enquanto os módulos de grafeno apresentaram perdas de eficiência de 2,85%, os convencionais tiveram perdas de 8,52%. 

 

E você, já sabia sobre essa nova tecnologia para a fabricação de painéis fotovoltaicos? Para saber mais, basta acompanhar os artigos disponíveis em nosso blog e ficar por dentro das novidades e curiosidades sobre o setor. 

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!