Quanto uma placa fotovoltaica gera de energia?

Quanto uma placa fotovoltaica gera de energia?

É muito importante saber quantos kW (quilowatts) e kWh (quilo watt-hora) gera uma placa solar, pois é isso que vai garantir a melhor performance do Sistema Fotovoltaico.

Sabemos que a Energia Solar está em constante expansão no Brasil, justamente por conta do forte potencial do país em irradiação solar. Mas não é somente a incidência solar que determina o potencial da placa fotovoltaica.

A seguir, falaremos mais sobre esse assunto e descobriremos qual é o projeto ideal para você. Acompanhe! 

Qual é a quantidade de energia gerada pelo painel solar?

Antes de mais nada, é importante dizer que a quantidade de energia gerada pelo painel varia muito e tem influências de muitos fatores como: inclinação do telhado, dimensionamento, localização do imóvel, porte do sistema, qualidade dos equipamentos, entre outros.

Contudo, uma placa de energia solar de 200 Wp, por exemplo, produz em torno de 24kWh a 40 kWh ao mês (800 a 1300 Wh por dia) e em torno de 100 W (ou 0,1 kW) a 165 W (ou 0,16 kW) por mês com um consumo de 8 horas diárias.

Os módulos fotovoltaicos são capazes de absorver cerca de 20% da luz do sol recebida. Por isso, temos aqui outro fator que influencia significativamente na geração de energia fotovoltaica, que é o horário de pico da irradiação solar.

Quantos painéis são necessários para o meu projeto?

Geralmente, projetos de pequeno porte como residências, por exemplo, exigem a instalação de ao menos 8 placas solares, para um consumo de até 300 kWh ao mês. Já para um comércio de pequeno porte ou um barracão, podemos basear cerca de 20 placas solares para atender a demanda.

Entretanto, esses números são somente uma mera suposição, tendo em vista que cada projeto fotovoltaico deve ser analisado de forma personalizada, pois nenhum imóvel consome igual ao outro.

Além disso, devemos analisar ainda quais tipos de equipamentos demandam energia mensal. Por exemplo, são necessárias cerca de 7 placas solares para suprir o consumo energético do ar-condicionado, que consome entre 228 kWh e 336 kWh ao mês. Isso levando em conta o uso ininterrupto do equipamento.

Como calcular a demanda de energia para o imóvel

Essa é um dos principais fatores para definir o potencial ideal do Sistema Fotovoltaico adequado para a sua necessidade. Diferentemente da energia convencional em que calculamos por consumo, a Energia Solar é calculada pela demanda energética do imóvel.

Sendo assim, precisamos levar em conta as seguintes análises:

  1. Tipo de equipamento que será utilizado.

  2. Potência (watts) do equipamento.

  3. Tensão do equipamento.

  4. Número aproximado de horas por dia que o sistema será utilizado.

  5. Consumo I = P/U (corrente é igual a potência dividida pela tensão). 

  6. Cidade que será instalado o sistema.

Com todos esses dados em mãos, é possível identificar o porte ideal do painel fotovoltaico. Vale ressaltar, que para obter um diagnóstico assertivo, o trabalho deve ser realizado por um técnico especializado. 

Agora você já sabe tudo sobre como funciona os cálculos da Energia Solar. O que acha de fazer uma simulação rápida para descobrir qual será a sua economia após a instalação do Sistema Fotovoltaico? Solicite agora mesmo a simulação em nosso site e tire essa dúvida rapidinho!

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!