Por que os veículos elétricos são uma boa oportunidade para o Brasil?

Por que os veículos elétricos são uma boa oportunidade para o Brasil?

 

O Brasil possui a sexta maior frota de veículos do mundo, com mais de 46 milhões de automóveis circulando. Já parou para pensar na quantidade absurda de CO2 que emitimos todos os dias ao utilizar um automóvel?

Pensando nisso, o Brasil vem estudando formas de concretizar a inserção de veículos elétricos no país. Esses automóveis são movidos por uma bateria, não necessitando mais de combustíveis.

 

Mas o que são veículos elétricos?

 

Os veículos elétricos começaram a ser produzidos em 1997 no Japão e podem ser de dois tipos: movidos exclusivamente por eletricidade ou por sistemas híbridos, que misturam combustíveis tradicionais e eletricidade.

A maioria dos veículos elétricos que circulam no Brasil e no mundo são híbridos. Eles funcionam com um motor de combustão convencional, alimentado por gasolina, mas que não serve para movimentar o automóvel, apenas para carregar a bateria elétrica.

 

4 vantagens dos veículos elétricos

 

  1. Menos emissão de CO2

 

Sabemos que as questões relacionadas à deterioração do meio ambiente são amplamente discutidas em todo o mundo. Por isso, encontrar caminhos mais sustentáveis é essencial.

A emissão de gás carbônico para produção de um carro movido a combustão é de 25 toneladas enquanto a de um carro elétrico é de 18 toneladas. 

Ainda vale lembrar que o automóvel movido a combustível fóssil continuará a emitir gás carbônico depois de sua produção. Ou seja, com o veículo elétrico, teríamos menor impacto ambiental.

 

  1. Melhoria na qualidade do ar

 

A frota de ônibus na capital de São Paulo é de mais de 15 mil veículos. Pensando de forma hipotética, se no futuro essa mesma quantidade for movida por energia elétrica, os índices de gás carbônico e outros materiais provenientes da queima de combustível irão diminuir.

Essa mudança resulta na melhora da qualidade de vida da população, uma vez que problemas de saúde relacionados às vias respiratórias reduzirão.

 

  1. Economia a longo prazo

 

O investimento inicial em um carro elétrico pode até ser mais alto quando comparado a um veículo a combustão, porém o retorno do investimento pode ser recuperado ao longo do tempo. 

Além de não depender de combustíveis fósseis, que são caros e os preços estão sempre oscilando, os carros elétricos costumam ter manutenções mais baratas.

A manutenção de um carro elétrico se limita basicamente à vida útil da bateria e pneus, já que os motores elétricos não contam com diversos componentes que estão presentes em motores a combustão. 

 

  1. Motor silencioso

 

Um dos pontos que mais chamam a atenção de quem conduz um carro elétrico é o silêncio a bordo. Em um carro elétrico não existem ruídos nem trepidações do motor, fazendo com que os condutores tenham maior conforto e concentração ao dirigir.

Em um carro elétrico o motorista pode observar muito mais os sons externos, já que o carro é muito silencioso. Isso deve trazer mais conforto, além de beneficiar o ambiente que ficará livre de boa parte da poluição sonora.

Isso significa que podemos associar o carro elétrico a Energia Solar

 

A energia elétrica depende de sua matriz, e nesse quesito os projetos fotovoltaicos são uma ótima opção para o abastecimento de um carro elétrico.

Levando em consideração que o setor de Energia Solar cresce a cada ano e que os investimentos nesse ramo estão cada vez mais evidentes, aderir aos veículos elétricos se torna uma ótima oportunidade de negócio.

Nada melhor do que conseguir associar dois conceitos de sustentabilidade em um mesmo projeto.

 

Para mais informações, leia sobre inovações em Energia  solar aqui no nosso blog!

 

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!