O que significa o termo racionamento de energia?

O que significa o termo racionamento de energia?

Você já deve ter lido ou escutado esse termo algumas vezes, certo? Principalmente nesses últimos tempos, em que passamos por uma grave crise hídrica.

O racionamento é a determinação pelo governo de uma redução compulsória do consumo de energia elétrica, quando o sistema não tem condições de atender à totalidade da demanda devido a algum problema, como a falta de chuvas decorrente de uma crise hídrica.

Um exemplo foi o racionamento no Brasil em 1º de julho de 2001, durante o segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

O racionamento aplicado estabelecia uma redução obrigatória de 20% no consumo de energia elétrica, no período de 1º de julho até 19 de fevereiro de 2002, sob ameaça de multa e corte no fornecimento em caso de não cumprimento.

Vamos entender um pouco mais sobre esse tema e como a situação atual energética do país se relaciona a essa ideia. Confira!

Cenário energético brasileiro

Atualmente, com a diminuição das chuvas, passamos pela maior crise hídrica vista em 91 anos, o que impacta na geração de energia elétrica, uma vez que, a maior parte da energia gerada no país vem das hidrelétricas.

O subsistema Sudeste/Centro-Oeste é considerado a "caixa d'água" do sistema elétrico brasileiro, por conter cerca de 70% da capacidade de armazenamento para geração hidrelétrica. E é justamente esse subsistema que está sendo mais afetado pela crise hídrica atual.

Levando essa situação em consideração, entende-se a necessidade de racionamento para evitar situações mais graves no futuro.

Contudo, existem algumas maneiras de contornar essa situação, como por exemplo, o uso da Energia Solar. Por isso vamos ajudar você a entender melhor as razões pelas quais investir nessa fonte energética é algo tão relevante.

Por que investir em Energia Solar?

O país se encontra nesse momento de crise, porque depende das hidrelétricas para gerar energia, e elas sofrem muitas oscilações, principalmente, em épocas de estiagem em que as chuvas são menos recorrentes.

Sendo assim, investir na geração de energia elétrica a partir de uma fonte considerada inesgotável e 100% limpa, como o sol, ajuda a evitar situações desagradáveis relacionadas à falta na demanda energética.

Além de resolver a crise, a Energia Solar contribui com a preservação dos recursos naturais, diminuição dos impactos negativos na natureza e ainda ajuda você a economizar na sua conta de luz, reduzindo-a em até 99%.

Ou seja, você passa a gerar sua própria energia, contribui com a sustentabilidade e ainda ajuda nas suas finanças, garantindo maior qualidade de vida.

Viu como a Energia Solar é vantajosa?

Os benefícios são muitos e adquiri-los é bem simples. Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato com os nossos especialistas e solicitar o seu orçamento gratuito!

Venha descobrir o tamanho da sua economia e aproveitar o melhor que essa fonte tão promissora pode oferecer!

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!