O que são fontes de energia renováveis?

As fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados pela sociedade para produção de eletricidade.

As fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados pela sociedade para produção de eletricidade. Mas você sabia que existem diversas maneiras de se gerar energia e que muitas delas podem gerar prejuízos para a natureza?

 

De acordo com a capacidade natural de reposição de recursos, as fontes de energia podem ser classificadas em renováveis ou não renováveis.

 

Como o próprio nome indica, fontes de energia renováveis são aquelas que possuem a capacidade de serem repostas naturalmente, porém não significa que todas elas sejam inesgotáveis. Podemos citar como exemplo, a luz do sol, água dos rios, força dos ventos, materiais orgânicos, força das ondas, força das marés. Já as fontes de energia não renováveis são derivadas de combustíveis fósseis como o petróleo, o carvão mineral, o xisto, gás natural e fontes de energia nuclear como o Urânio e o Tório.

 

O Brasil é um dos países que mais utiliza energia renovável no mundo. As principais modalidades renováveis por aqui são a hidrelétrica, eólica, solar e de biomassa. Continue a leitura para saber um pouco mais sobre cada tipo!

 

Eólica

 

O vento é um dos recursos renováveis e inesgotável. Em algumas regiões do planeta, sua frequência e intensidade são suficientes para geração de eletricidade por meio de equipamentos específicos para essa função. Basicamente, os ventos ativam as turbinas dos aerogeradores, fazendo com que os geradores convertam a energia mecânica produzida em energia elétrica.

 

O Brasil tem um grande potencial eólico, por isso está no ranking os dez países mais atraentes do mundo para investimentos no setor. O grande atrativo desse tipo de energia são a não emissão de poluentes na atmosfera.

 

Biomassa

 

É a queima de substâncias de origem orgânica para produção de energia. Ocorre por meio da combustão de materiais como lenha, bagaço de cana e outros resíduos agrícolas, restos florestais e até esterco.

 

É considerada uma fonte de energia renovável porque o dióxido de carbono produzido durante a queima é utilizado pela própria vegetação na realização da fotossíntese. Isso significa que, desde que seja controlado, seu uso é sustentável.

 

Hidrelétrica

 

Consiste no aproveitamento da água dos rios para movimentação das turbinas de eletricidade. No Brasil, essa é a principal fonte de energia utilizada. Apesar de ser considerada uma fonte de energia limpa devido à sua baixa emissão de gases de efeito estufa, as grandes hidrelétricas causam significativos impactos ao meio ambiente.

 

Solar

 

É a energia renovável e inesgotável mais promissora para o futuro e a que recebe mais investimentos. Seu funcionamento consiste na captação da radiação solar através de células fotovoltaicas que convertem a energia solar em eletricidade. Com o equipamento chamado inversor, essa energia captada é transformada para ser utilizada nos equipamentos domésticos. Para saber mais comi funciona, explicamos detalhadamente neste vídeo em nosso site.

 

Esse tipo de energia é uma das mais fáceis de ser implantada, e além de contribuir com o meio ambiente com a não emissão do CO², possibilita a economia de até 99% na conta de luz.

 

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre o que são fontes de energia renováveis, ficou fácil de fazer sua escolha, não é mesmo? Fale com um de nossos especialistas para entender um pouco mais de como a energia solar pode ser benéfica a você!

 

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!