O que é célula fotovoltaica?

O que é célula fotovoltaica?

Se você já ouviu falar sobre célula fotovoltaica, provavelmente está com muitas dúvidas relacionadas ao seu funcionamento.

Por isso, resolvemos listar algumas informações muito importantes que vão te ajudar a se inteirar mais sobre o assunto. Acompanhe!

 

O que é uma célula fotovoltaica?

A célula fotovoltaica, nada mais é do que um dispositivo capaz de converter a radiação solar em energia elétrica. É o chamado efeito fotovoltaico. A eficiência da célula é medida em porcentagem (%) e quanto maior ela for, mais watts por metro quadrado vai produzir.

A partir de um conjunto de células fotovoltaicas, conseguimos montar os módulos, chamados também de painéis ou placas fotovoltaicas, que são instalados nos telhados das casas, comércios ou indústrias.

Há ainda a possibilidade de realizar a instalação dos módulos diretamente no solo, ideal para áreas rurais ou setor de agronegócio.

Vale ressaltar que cada célula é capaz de gerar alguns volts de eletricidade. Então, geralmente são utilizadas cerca de 36 a 72 células interligadas para formar um módulo fotovoltaico.

Outra curiosidade interessante é que a grande maioria das células solares fabricadas e comercializadas no mundo são feitas de Silício (Si), material semicondutor e segundo elemento químico mais abundante na crosta terrestre.

 

Principais tipos de células solares

  • Células de Silício monocristalino: forma mais pura do Silício e possuem maior eficiência na conversão elétrica que gira em torno de 15% a 18%.

  • Células de Silício policristalino: forma menos pura de Silício, apresentam um grau mais baixo de eficiência energética que gira em torno de 13% a 15%.

  • Célula de película fina: o semicondutor é aplicado sobre uma fina superfície de vidro ou plástico.

  • Células orgânicas (OPV): constituídas de polímero ou moléculas orgânicas. Possuem baixa eficiência que chega até 11%.

  • Células de Perovskita: tecnologia avançada que pode chegar até 20% de eficiência energética. Entretanto, possui vida útil menor do que as tradicionais de Silício.

Como escolher a melhor célula fotovoltaica

Antes de escolher o melhor tipo de célula solar, é necessário compreender o seu grau de consumo energético (quantidade de watts/hora).

Outro fator que você precisa avaliar é a qualidade do fabricante, em relação aos módulos fotovoltaicos e equipamentos de instalação. Além disso, a empresa que oferecerá a solução precisa apresentar uma sólida experiência no mercado, como é o caso da Seltec, que está presente no mercado desde 2007.

Um módulo fotovoltaico de excelente qualidade possui uma vida útil de pelo menos 25 anos, podendo se estender até 40 anos. Portanto, não é somente o preço que deve ser levado em conta na hora da escolha.

 

A Energia Solar se tornou essencial para o brasileiro!

Segundo o Jornal Folha de São Paulo, vem novos aumentos tarifários por aí. De acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), não há previsões de alívio nas contas de luz, que deve subir 13% em 2021.

A pressão sobre as tarifas se deve aos impactos da alta do dólar, da escalada da inflação medida pelo IGPM e da seca das hidrelétricas. Entretanto, propõe a devolução de 50 bilhões em créditos tributários, que serão abatidos nas contas de luz em um prazo de até 5 anos.

Infelizmente, essa situação se repetirá nos próximos anos, pois a demanda de consumo energético está cada vez maior do que a capacidade de geração das hidrelétricas.

Nesse cenário, o sol se tornou a principal fonte renovável inesgotável. Aliado ao sistema fotovoltaico, é capaz de gerar energia suficiente para o consumo do brasileiro e ainda deixa excedente, o que pode ser revertido em créditos de energia para a quitação das próximas faturas de energia.

Agora que você já aprendeu tudo sobre a Energia Solar Fotovoltaica, conheça as 5 etapas da instalação de um projeto fotovoltaico!

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!