O que considerar ao adquirir um sistema de energia solar?

O que considerar ao adquirir um sistema de energia solar?

Existem várias etapas a serem seguidas ao planejar o uso da energia solar. A final, não é uma tarefa fácil, não é mesmo?

Sabemos que os sistemas fotovoltaicos têm se tornado cada vez mais presentes na vida dos brasileiros, justamente por todas as suas vantagens ambientais e financeiras.

Justamente por isso, no conteúdo de hoje, resolvemos trazer tudo o que você precisa considerar ao adquirir o seu sistema de geração de energia solar. Confira!

  1. Procure saber a eficiência energética do seu imóvel

Antes mesmo de passar a utilizar a energia solar, você deve investigar o uso de energia e considerar possíveis atualizações de eficiência. 

É necessário estar bem ciente do uso total de eletricidade e considerar medidas de eficiência de baixo custo e fáceis de implementar.

Algumas medidas podem ajudar você nesse processo:

Auditorias de energia em casa

Ajudam você a entender onde sua casa está perdendo energia e quais as medidas a serem tomadas para melhorar a eficiência energética.

Eletrodomésticos e eletrônicos

Use seus aparelhos e eletrônicos com mais eficiência ou considere investir em produtos altamente eficientes.

Aquecimento e resfriamento

Se você usar eletricidade para aquecer e resfriar sua casa, suas necessidades significativamente a quantidade de energia solar necessária. 

Por isso, a climatização da sua casa e o aquecimento e o resfriamento com eficiência reduzirão a quantidade de eletricidade necessária para produzir com energia solar.

  1. Entenda o seu potencial solar

Depois de investigar a eficiência energética da sua casa, é preciso avaliar a energia solar potencial que pode ser produzida em seu endereço. 

A quantidade de energia gerada por um sistema de energia solar em um determinado local depende de quanto da energia solar chega a ela e do tamanho do próprio sistema. 

  1. Entenda onde serão colocados os painéis solares

A maioria das pessoas prefere montar painéis no telhado, mas se o seu for sombreado, existem outras opções: como montagem no solo ou montagem dos painéis em uma garagem próxima. 

Se você planeja ir com a opção de telhado, é preciso entender se o seu imóvel tem estrutura para a instalação. Certifique-se de que seu telhado e as treliças sejam resistentes o suficiente para suportar o peso dos painéis, incluindo a resistência ao vento.

  1. Planos de financiamento

Como você talvez já saiba, o custo para investir em energia solar diminuiu bastante ao longo dos anos à medida que essa tecnologia se populariza. Contudo, ainda sim é um grande investimento e deve ser bem planejado.

Para ajudar, as instituições financeiras aumentaram suas linhas de crédito e diminuíram as taxas de juros, ou seja, hoje em dia, ficou muito mais simples conseguir um financiamento para adquirir o seu sistema de energia solar.

  1. Escolha bem a empresa 

É muito relevante conhecer bem a empresa de energia solar que você pretende contratar. Conhecer o histórico, avaliar outros projetos, procurar saber a satisfação dos clientes e qual a imagem dos consumidores com relação a marca, garante muito mais segurança e assertividade na hora da escolha.

Além disso, optar por uma empresa que esteja no mercado há alguns anos também traz mais chances e garantias de investir em um negócio de sucesso.

E é exatamente por isso que você pode contar com a Seltec

Estamos há 14 anos no mercado promovendo inovação e atendimento personalizado, tudo para garantir o melhor aos nossos clientes. 

Presentes em mais de sete estados, já somos responsáveis por vários projetos, mais de 900 usinas solares instaladas, levando todas as vantagens da energia solar à vida dos brasileiros.

Com a Energia Solar, além de contribuir com o meio ambiente, por se tratar de uma energia 100% limpa, você também contribui com o seu bolso, economizando até 99% dos gastos na conta de luz.

 

Entre em contato com os nossos especialistas e faça já o seu orçamento gratuito!

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!