Minha casa possui estrutura para instalação de energia fotovoltaica?

Minha casa possui estrutura para instalação de energia fotovoltaica?

O fator crucial para determinar o potencial máximo de geração energética de um Sistema Fotovoltaico é a estrutura do telhado do imóvel. Isso porque dependendo da inclinação e incidência solar local, o sistema poderá ter baixo desempenho, o que impactará na sua economia mensal da conta de luz.

Pensando em ajudar você a obter o melhor investimento em Energia Solar, separamos algumas informações muito importantes. Acompanhe!

Principais requisitos para instalar Energia Solar

1 – Área da instalação

Geralmente o sistema é instalado nos telhados dos imóveis para não comprometer nenhuma área útil do terreno. Entretanto, pode ser instalado em um terreno vazio, desde que seja do mesmo proprietário.

A maioria das instalações no solo são realizadas para agronegócio ou residências rurais que possuem bastante espaço útil. O sistema instalado no solo também recebe muita incidência solar. Por isso, é tão eficiente quanto a instalação nos telhados.

2 – Tipo de telhado

Para cada tipo de telhado existe um método de fixação de segurança, pois qualquer falha pode comprometer toda a estrutura do telhado, causar infiltrações e outros prejuízos. 

Sendo assim, a etapa de análise do telhado e a etapa de fixação da estrutura precisam ser muito bem executadas por um profissional especialista. 

3 – Posição das placas no telhado

Depois de avaliar a situação do telhado e identificar o melhor método de instalação das estruturas metálicas, é importante definir o melhor ângulo que as estruturas deverão se posicionar.

Essa etapa é fundamental, pois avalia a melhor posição que capta maior quantidade da luz solar. Isso significa que quanto mais bem posicionada em relação ao sol, maior será o desempenho de geração de energia do sistema. 

4 – Cuidados com o inversor solar

O inversor solar é o equipamento que vai converter a luz do sol em energia própria para o uso no imóvel. Sendo assim, precisa ser instalado em um local que não receba nenhum tipo de umidade ou muita luz do sol. 

Minha casa é alugada, posso instalar Energia Solar?

Pode sim. O Sistema Fotovoltaico é muito simples e rápido para instalar e é da mesma forma para a remoção. Sendo assim, você pode levar o sistema para onde você for. Não causa danos na estrutura do telhado, nem nas telhas do imóvel alugado.

Então, pode ficar com toda tranquilidade porque é totalmente possível aproveitar a economia de até 99% na conta de luz do seu imóvel alugado. Assim, com a economia gerada pelo sistema, você pode ajudar no valor do aluguel. Muito interessante, não é mesmo?

Viu só como não é preciso modificar a casa inteira para realizar a instalação de um projeto fotovoltaico? Tudo pode ser adaptado, mas são questões que precisam de um olhar analítico de um profissional capacitado para que tudo saia como o esperado e não ocasione prejuízos. 

Agora que você já sabe tudo sobre a instalação da Energia Solar, conheça 10 mitos e verdades sobre o Sistema Fotovoltaico!

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!