Manutenção do painel solar: o que você precisa saber

Manutenção do painel solar: o que você precisa saber

Você sabe dos inúmeros benefícios que a Energia Solar tem a oferecer, mas, com certeza, você já deve ter se perguntado com qual frequência você deve realizar a manutenção dos painéis solares e como ela deve ser feita.

Pensando exatamente nessa situação, é que trouxemos um conteúdo para explicar tudo o que você quer saber sobre a manutenção dos painéis solares. Entenda!

Por que os painéis precisam de manutenção?

Para continuar gerando energia elétrica os painéis solares precisam de uma manutenção que consiste, basicamente, em limpar os módulos e verificar possíveis arranhões ou rachaduras.

Os painéis solares instalados no seu telhado ficam sujos principalmente por causa da poeira e da poluição. Em grandes cidades como capitais, onde os níveis de poluição são significativos, os seus painéis podem ficar sujos em menos de 1 ano.

Frequência das manutenções

É recomendável limpar os módulos solares três vezes por ano, ou a cada seis meses, conforme as condições climáticas e atmosféricas do local, que vão causar maior ou menor acúmulo de sujeira sobre as placas.

 Para simplificar, você deve olhar para os seus painéis solares e verificar se eles estão muito sujos. 

À medida que os painéis ficam mais sujos, sua produção de energia diminui. Uma pequena quantidade de sujeira, como, por exemplo, uma camada fina de poeira, poderá causar uma pequena perda na produção de energia do painel, chegando em até 5%. 

No entanto, quando os painéis solares ficam muito sujos, como em uma casa perto de uma avenida grande ou em um local que não recebe chuvas regulares, a perda de produção de energia solar fotovoltaica pode ser superior a 20%.

Tipos de manutenção

Existem 3 tipos de manutenções a serem feitas, mas, antes que você se preocupe, todas elas são simples de serem realizadas. Veja quais são:

  1. Manutenção Preditiva

É muito simples e pode ser feita por você mesmo. Deverá ser realizado uma inspeção visual, observando se há arranhões, manchas, rachaduras ou sinais de quebra do painel.

Também é necessário observar se a geração de energia está correta, verificando as possíveis alterações de potência.

  1. Manutenção Preventiva

É a manutenção mais importante e que consiste em realizar a limpeza em si dos painéis.

Essa limpeza evita perdas da eficiência do módulo, impedindo que as camadas de sujeira, como a poeira e folhas das árvores, prejudiquem o trabalho de captação da radiação por parte dos painéis. 

Além disso, dependendo do local, a própria chuva pode realizar essa manutenção por você.

  1. Manutenção Corretiva

Esta manutenção é opcional e é feita, exclusivamente, pela assistência técnica da empresa que instalou os painéis.

Quando, mesmo após a inspeção visual e a realização da limpeza, ainda for identificado um baixo desempenho, é importante chamar a assistência técnica.

Vale ressaltar também que, em hipótese alguma, você deve tentar desmontar os equipamentos que compõem o sistema fotovoltaico. Deixe essa atividade para pessoas que já são treinadas e capacitadas, assim, você evita acidentes e outras situações desagradáveis.

Agora que você já descobriu como ocorrem as manutenções e como elas são simples, está na hora de adquirir o seu sistema de energia solar fotovoltaica.

Além de contribuir com o desenvolvimento sustentável, gerando energia 100% limpa, você também garante economia de até 99% na sua conta de luz!

A melhor parte é que você pode redirecionar esse dinheiro economizado para novos investimentos, tanto pessoais quanto para os seus negócios!

 

Entre em contato com a equipe da Seltec e veja como podemos ajudar você a descobrir as inúmeras possibilidades que a Energia Solar tem a oferecer. Aproveite e faça já uma simulação da sua economia!

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!