Inversor solar é tudo igual?

Inversor solar é tudo igual?

Um sistema de geração de energia solar é composto por painéis solares, estruturas de sustentação, materiais elétricos, medidor bidirecional e inversores. E é justamente sobre esse último componente que falaremos neste artigo.

O inversor pode ser considerado como um dos mais importantes itens de todo o sistema fotovoltaico, uma vez que é responsável por transformar a energia elétrica gerada pelos painéis, de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA), o que faz com que seja possível a utilização da energia elétrica em quaisquer equipamentos do imóvel.

Vamos entender mais a fundo sobre os tipos de inversores, suas especificidades e como eles se aplicam em cada caso. Acompanhe!

O inversor

Como vimo anteriormente, o inversor é crucial para o funcionamento do sistema fotovoltaico e, normalmente represente cerca de 30% a 40% do custo de um kit gerador.

Quais os tipos de inversor solar disponíveis no mercado?

Inversor On Grid

São os mais utilizados no mundo todo para sistemas conectados à rede, ou seja, aqueles que não precisam de baterias.

Eles também possuem a função de garantir a segurança do sistema fotovoltaico e da rede, além de computar dados e informações da geração de energia para que seja possível monitorar o desempenho do seu sistema.

Inversor Off Grid

Esses inversores são produzidos para sistemas fotovoltaicos off grid que funcionam independentemente da rede elétrica, isto é, normalmente em sistemas que usam baterias e em regiões mais afastadas, onde não há acesso à rede elétrica.

Inversor Híbrido

Como o próprio nome sugere, a ideia deste equipamento é unir os dois modelos de inversores. Ou seja, enquanto houver energia disponível na rede, o sistema permanece conectado e ao mesmo tempo carrega um banco de baterias. Para os momentos em que há falta de energia na rede, o sistema se desconecta e trabalha com as baterias.

Micro inversor

O grande diferencial deste equipamento é que ele foi desenvolvido para atuar somente em uma placa ou um par delas. Normalmente, são instalados na própria placa trabalhando individualmente no sistema.

A vantagem desse modelo de inversor é a possibilidade de operar de forma independente cada painel, o que possibilita a aplicação das placas solares em telhados com diversas inclinações e pontos de sombreamento.

Inversor solar central

São desenvolvidos para as grandes indústrias e construções de grande porte, como as usinas solares. Esse modelo funciona, basicamente, da mesma forma que um inversor on grid.

Como você pôde perceber, inversor solar não é tudo igual e existem um modelo certo para cada finalidade. Por isso, é tão importante conversar com a empresa responsável pelo seu projeto fotovoltaico a fim de entender qual é a melhor escolha.

Com uma empresa experiente de confiança como a Seltec, você não precisa se preocupar! Garantimos toda assistência para que você aproveite o melhor da energia solar.

Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e solicite agora mesmo um orçamento gratuito!

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!