Estação de recarga de veículos elétricos: como funciona?

Estação de recarga de veículos elétricos: como funciona?

Os veículos elétricos são uma tendência mundial e isso é fato. Dessa forma, a procura por métodos que abastecem esses automóveis de forma mais limpa e econômica cresce proporcionalmente.

As estações de recarga de veículos elétricos são a melhor alternativa para o carregamento desses automóveis, já que eles necessitam de uma grande quantidade de energia, que apenas estas estações conseguem fornecer de forma segura e sem trazer danos à vida útil das baterias do automóvel.

Recarga de veículos elétricos

Primeiramente, é importante lembrar que os carregadores veiculares funcionam de uma forma simples, bastando conectá-los aos veículos e iniciar o processo.

Também é necessário entender que todo veículo elétrico possui um inversor interno. Isso porque, quando conectados para o carregamento, recebem energia em corrente alternada (CA), mas para funcionarem precisam transformar a energia em corrente contínua (CC).

Contudo, os carregadores de carga rápida (DC Fast Charger) são uma exceção. Eles já fornecem energia em corrente contínua (CC) por utilizarem seu próprio inversor interno e de maior porte, responsável por transformar a energia da rede, corrente alternada (CA), em corrente contínua (CC).

Podemos classificar os carregadores de veículos elétricos de inúmeras formas, levando em consideração a sua construção, potência e outras características. Todavia, a forma mais comum de classificar os carregadores é de acordo com o uso: emergencial, portátil, carga rápida, residencial e comercial. 

Tipos de estação de recarga

Emergencial

São modelos que acompanham o veículo no momento da compra e permitem a recarga do veículo em tomadas comuns de 10A, como aquelas que possuímos em casa. Contudo, como o próprio nome sugere, são apenas para emergência pela baixa potência.

Portátil

São similares aos carregadores de emergência, contudo apresentam maior potência e velocidade de recarga, chegando a carregar em até 32A.

Carga Rápida

Desenvolvidos para realizar a recarga em um curto período de tempo, estão localizadas em rodovias e postos de abastecimento, por exemplo, e são capazes fornecer até 80% da capacidade da bateria dos veículos elétricos em poucos minutos.

Residencial

Esse modelo de carregador apresenta mais proteções, exigindo uma instalação cuidadosa, além de oferecer recarga em corrente alternada de 16A a 32A, podendo ser instalado tanto na parede quanto em um totem.

Comercial

Os carregadores comerciais podem ser instalados na parede, totem ou fixo no solo, fornecendo carga ao veículo em corrente alternada de 16A a 32A.

Apresentam recursos adicionais quando comparadas ao modelo residencial, como o como monitoramento e histórico de consumo, gestão de energia e chave de acesso e cobrança, ideais para estabelecimentos comerciais ou uso compartilhado das estações.

Além disso, algumas estações de recarga podem apresentar duas tomadas, permitindo que dois veículos sejam abastecidos simultaneamente.

Benefícios da Estação de Recarga Veicular

 Facilidade e comodidade, podendo abastecer seu carro dentro de casa;

Sustentabilidade, uma vez que estamos falando sobre abastecer um veículo com zero emissão de poluentes;

Agilidade na instalação, pois em menos de um dia o equipamento é instalado no local desejado e todos os testes são realizados para o funcionamento correto do equipamento.

Como pudemos perceber, não há mais como fugir do avanço tecnológico no setor automobilístico e os veículos elétricos e as estações de recarga estarão cada vez mais presentes em nosso cotidiano.

 

Continue nos acompanhando em nosso blog e em nossas redes sociais, @seltecenergia, para mais curiosidades. 

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!