Entenda sobre os impactos sociais da energia solar

Entenda sobre os impactos sociais da energia solar

Muito se fala sobre os impactos ambientais da energia solar por se tratar de uma fonte limpa e como ela beneficia e impulsiona ações sustentáveis, seja para empresas, agronegócio ou residências. 

 

Há ainda os benefícios econômicos com a redução de custos trazidas a partir desta tecnologia e a possibilidade de novos investimentos. Entretanto, ao pensarmos nas diretrizes do desenvolvimento sustentável, existe, ainda, mais um segmento importante e que também é beneficiado pela fonte fotovoltaica: o social. 

 

Neste artigo, trataremos de forma mais aprofundada, os reais impactos sociais da energia solar. Acompanhe!

Geração de energia solar no Brasil

Como sabemos, a produção fotovoltaica no país tem crescido a cada ano, especialmente pelas vantagens geográficas do Brasil, que proporciona melhor aproveitamento da luz solar, e pelos aumentos constantes nas contas de energia elétrica, tornando o sistema a saída mais viável para garantir a economia. 

 

Contudo, a energia solar também beneficiou o país com melhorias sociais. Somente no ano passado, 2021, o Brasil gerou 153 mil empregos no setor, segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). E ainda de acordo com a organização, a previsão é que até 2035, mais de 672 mil novos empregos sejam gerados no segmento.

 

Além do aumento na taxa de empregabilidade, a tecnologia fotovoltaica também é capaz de garantir que mais pessoas tenham eletricidade em casa. 

 

Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente, foi apontado que mais de 990 mil pessoas viviam sem energia elétrica só na região amazônica. E é a partir de dados como esse que empresas públicas e privadas perceberam que a instalação de energia solar fotovoltaica seria uma maneira eficiente de ajudar essas comunidades que têm pouco ou nenhum acesso à energia elétrica.

 

Outro ponto positivo com relação à tecnologia, é a possibilidade de melhorar o abastecimento de água, graças à instalação de sistemas de bombas hidráulicas. 

Projetos de inclusão 

Além desses benefícios apresentados anteriormente, existem instituições que apostam em projetos sociais que fornecem conhecimento e acesso a fontes sustentáveis.

 

Um bom exemplo é a EGP (Enel Green Power), que leva o Cinesolar a pessoas de baixa renda. A ideia é que essas pessoas tenham uma verdadeira experiência com o cinema e ainda aproveitem workshops para explorar questões ambientais sustentáveis. 

 

Agora que você percebeu o tamanho e o impacto social da energia solar, o que acha de começar a investir e contribuir com essas transformações também? 

 

Entre em contato com os nossos especialistas e descubra como podemos ajudar você a aproveitar o melhor dessa fonte tão promissora! 

 

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!