Entenda sobre o atual cenário fotovoltaico no Brasil

Entenda sobre o atual cenário fotovoltaico no Brasil

O número de projetos de energia solar e a geração de energia elétrica por usinas fotovoltaicas cresce ano após ano no Brasil. Essa tecnologia se torna cada vez mais acessível financeiramente e tem caído  no gosto das pessoas por representar uma grande economia em relação à conta de luz, além de ser uma energia limpa e sustentável. 

 

Em um período conturbado como este que vivemos no começo de 2022, ainda sofrendo impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19, com conflitos internacionais e oscilações no preço da tarifa energética decorrente da crise hídrica faz com que a aposta por um modelo renovável e de autoprodução energética se torne ainda mais assertivo. 

 

Energia solar segue em alta

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), desde 2012, quando este modelo energético começou a ganhar espaço no país, até hoje,  mais de 400 mil empregos foram criados, quase 20 bilhões de reais foram arrecadados pelo poder público através de impostos e evitou-se a emissão de, pelo menos, 17,8 milhões de toneladas de CO2.

 

Ainda de acordo com dados da Absolar, em janeiro deste ano de 2022, 1,7% da oferta de energia elétrica em nosso país foi gerada pela fonte solar fotovoltaica. Entre residências, organizações e negócios de diversos segmentos, já foram instalados mais de 800 mil sistemas instalados no Brasil. E a tendência nos próximos anos é de crescimento.

 

Estados que mais têm capacidade de produção de energia solar

 

Esta tecnologia, em maior ou menor escala, está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Inclusive, alguns deles se destacam na produção distribuída ao longo dos últimos anos. 

 

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Absolar mostram Minas Gerais na liderança do ranking, com 17,2% da potência instalada nacionalmente. Em seguida, aparecem os estados de São Paulo, com 12,9%; Rio Grande do Sul, com 11,9%; Mato Grosso, com 7%; e Santa Catarina, com 5,4%. 

 

Já entre os municípios, se destacam Cuiabá-MT, Brasília-DF, Uberlândia-MG, Teresina-PI, Fortaleza-CE, Goiânia-GO, Rio de Janeiro-RJ, Campo Grande-MS, Manaus-AM e Belo Horizonte-MG, que aparecem no top 10, mostrando como a presença da energia solar é forte em várias regiões.

 

Investimento em tecnologia e expansão do setor  

As empresas do setor seguem investindo em tecnologia para atender cada vez melhor os clientes. É oferecido o que há de melhor para a geração de energia solar, tanto em questão de equipamentos quanto de pessoal capacitado prestando serviço. 

 

Com isso, o caminho para a expansão do setor está traçado. A partir de um produto tão bom como a energia solar, que garante grande economia e sustentabilidade, os próximos anos são promissores. 

 

Seltec leva o melhor da energia solar até você

Com vasta experiência no setor, a Seltec já implementou mais de mil usinas solares residenciais, na zona rural, em empresas e indústrias. Temos as melhores opções de projetos para te proporcionar o que de melhor a energia solar tem a oferecer, com economia de até 99% na sua conta de luz. 

 

Quer saber mais? Então, entre em contato com os nossos especialistas e faça uma simulação com a gente. 



Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!