Entenda como funciona o sistema off grid

Entenda como funciona o sistema off grid

Uma das fontes alternativas e renováveis que vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros é a solar.

Apesar de alguns incentivos à utilização da energia fotovoltaica, que é um tipo de energia renovável, ainda podem ser observadas algumas dúvidas nos consumidores e interessados em aplicar esse sistema em suas residências ou em suas empresas.

Um dos tipos de sistema fotovoltaico é o isolado, também conhecido como Sistema Fotovoltaico Off grid, do inglês “fora da rede”.

Para esclarecer todas as dúvidas, vamos entender um pouco mais sobre esse modelo de geração de energia solar. Acompanhe!

O que são sistemas off grid?

Eles têm como principal característica o “autossustento”, ou seja, é um sistema não conectado à rede elétrica, que armazena a energia solar excedente em baterias para ser utilizada quando não houver produção.

Como funcionam?

A energia produzida é armazenada em baterias, que por sua vez garantem o funcionamento do sistema em períodos com pouco, ou mesmo ausentes, de luz solar, como dias nublados ou à noite.

Ou seja, durante o dia, em momentos em que a produção de energia supera o consumo, este excesso é enviado ao banco de baterias para que, à noite, quando o consumo é maior que a produção, essa energia possa ser utilizada para abastecer a rede ligada ao sistema.

Composição de um sistema off grid

Um sistema fotovoltaico off grid tem, basicamente a seguinte estrutura:

1.             Arranjo Fotovoltaico (o conjunto de placas solares): responsável pela captação da radiação solar e conversão em energia elétrica.

2.             Banco de baterias: responsável pelo armazenamento da energia elétrica convertida, permitindo a sua utilização a qualquer momento, inclusive durante a noite.

3.             Controlador de carga: dispositivo eletro-eletrônico responsável pelo gerenciamento de carga do banco de baterias e, em alguns casos, pelo gerenciamento da energia utilizada pelos aparelhos consumidores de energia elétrica.

4.             Inversor Solar (Autônomo): é o componente responsável pela transformação da corrente contínua, gerada pelas placas solares e armazenada nas baterias, em corrente alternada, possibilitando a utilização da energia elétrica em equipamentos feitos para operar ligados à rede elétrica.

Vantagens do sistema off grid

Para entendermos as vantagens de um sistema fotovoltaico off grid, precisamos saber que existem diferentes vantagens entre um sistema de pequeno e de grande porte.

Os de pequeno porte são caracterizados pela geração de energia em menor escala, porém ainda independentes da energia elétrica convencional, conectada à rede. Conheça algumas vantagens desse tipo de sistema:

·         Diminuição do consumo de combustíveis fósseis;

·         Aumento da disponibilidade de energia;

·         Redução de custos;

Enquanto isso, há vantagens também para os sistemas fotovoltaicos off grid de grande porte, como:

·         Menor dependência de combustíveis fósseis;

·         Diminuição de custos com transporte de combustíveis;

·         Menor índice de emissão de gás carbônico;

·         Redução de risco de acidentes.

Seja qual for o modelo de geração de energia solar, os benefícios são muitos, tanto para o meio ambiente, quanto para o seu bolso, já que a economia nos gastos com a conta de luz pode chegar até 99%.

Quer saber mais? Entre em contato com os nossos especialistas e descubra todas as possibilidades que a Energia Solar pode oferecer!

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!