Energia solar em aeroportos: entenda sobre o tema

Energia solar em aeroportos: entenda sobre o tema

Cada vez mais, vemos tecnologias sustentáveis fazendo parte do nosso dia a dia, nas mais diversas atividades. E isso é consequência da conscientização da população como um todo, que passou a enxergar o impacto dessas soluções mais ecológicas. 

 

Pensando especialmente nas fontes de energia renováveis, podemos entender a importância para o meio ambiente ao utilizá-las, reduzindo a emissão de gases nocivos e outros resíduos danosos ao ecossistema.

 

E por falar em energia limpa, você já ouviu falar de energia solar para aeroportos? Então, continue a leitura para entender mais sobre o tema!

Por que ter energia solar nos aeroportos?

Antes de mais nada, precisamos nos lembrar que os aeroportos são responsáveis por um consumo energético bastante elevado. Ou seja, se a energia for gerada a partir de uma fonte 100% limpa e sustentável, como a solar, trará uma redução enorme dos impactos negativos à natureza. 

 

Além disso, as emissões de gases pelas aeronaves correspondem a 3,5% das emissões globais de gases do efeito estufa, com estimativa de dobrar este nível nos próximos 15 anos. Ou seja, ao gerar energia solar em um aeroporto, também é possível compensar a poluição ambiental causada pelo transporte aéreo.

 

Vale constar ainda que os aeroportos possuem a estrutura ideal para a instalação de um projeto fotovoltaico, o que facilita ainda mais no desenvolvimento do projeto. 

 

Outro ponto interessante é o rápido retorno sobre o investimento e o posicionamento mais ecológico que o aeroporto passa a ter.

Aeroporto de Salvador/BA

Um fato bastante curioso e positivo para o país é que o Aeroporto Salvador Bahia, foi indicado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) como o mais sustentável do Brasil, especialmente pelo uso da energia solar. 

 

Foi a primeira usina fotovoltaica construída em aeroporto, constituída por 11 mil painéis solares em uma área de 30 mil m², com 4,2 MW de potência. Além disso, foi o primeiro aeroporto no país a reaproveitar 100% da água consumida e a não despejar resíduos sólidos em aterros. 

 

Essas ações do aeroporto com intuito da diminuição das emissões de carbono também o levaram a receber a Certificação de Credenciamento de Carbono (ACA Certification), do Airports Council International (ACI).

Aeroportos pelo mundo

Ao redor do mundo, temos a tecnologia fotovoltaica espalhada há muito mais tempo. Em 2015, o Aeroporto Internacional Cochin, em Querala, na Índia, passou a operar 100% com energia solar, se tornando o primeiro aeroporto internacional a alcançar esse feito. 

 

No ano passado (2021), estudos começaram a ser desenvolvidos para que houvesse instalação de energia solar nos 21 aeroportos da Austrália,  que acarretaria a redução de 151 mil toneladas de emissão de gases de efeito estufa na atmosfera terrestre por ano.

 

E você, quer saber mais sobre o universo da energia solar? Acesse nosso blog e conheça outros conteúdos disponíveis por lá. Em caso de dúvidas, entre em contato com os nossos especialistas e saiba mais! 

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!