Energia Solar industrial: conheça as vantagens

Energia Solar industrial: conheça as vantagens

Como sabemos, a energia solar vem crescendo a cada ano e ganhando destaque no mercado por seus inúmeros benefícios em diversos setores. Só entre 2017 e 2018 a produção de energia fotovoltaica no Brasil aumentou em 70%.

A maioria dos empresários sonha em economizar seus gastos mensais, com o intuito de pegar o lucro da economia e investir em outros aspectos do negócio.

Além disso, sabemos que o setor industrial tem um índice elevado de gastos energéticos e de emissão de poluentes. Sendo assim, investir em fontes mais limpas pode impactar positivamente na expansão do desenvolvimento sustentável.

Nesse contexto, no artigo de hoje, falaremos sobre as principais vantagens de inserir energia solar na indústria. Acompanhe!

5 vantagens da energia solar industrial

1.      Redução de custos

A Energia Solar Fotovoltaica é capaz de ajudar a reduzir os elevados custos que uma indústria demanda, principalmente com energia elétrica, sendo possível economizar até 99% do valor gasto com a conta de luz.

Nesse sentido, a energia captada pelo sistema fotovoltaico abre margem para uma economia que contribui de forma bastante eficiente para a lucratividade da empresa.

2.      Sustentabilidade

Sem dúvidas, essa é uma das motivações maiores que incentivam as indústrias de médio e grande porte a gerar a sua própria energia. A iluminação solar é uma fonte inesgotável, natural e não poluente.

Com isso, as indústrias se tornam capazes de reduzir consideravelmente o uso de recursos naturais. Além disso, todo o processo de fabricação das placas solares é realizado a partir de processos industriais que não comprometem o meio ambiente.

Esse fato sustentável também impacta na imagem da indústria perante a sociedade, transparecendo maior comprometimento com a preservação do meio ambiente, o que leva à valorização no mercado em atua.

3.      Incentivos fiscais

A instalação de um sistema de energia solar industrial pode ajudar seu negócio a receber incentivos do governo. 

Desde 2015, o Brasil conta com o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD), programa do governo federal que busca estimular e ampliar a geração distribuída com fontes renováveis em diversas pontas, entre elas a indústria.

·         IPTU Verde: é um bom exemplo de incentivo fiscal. Esse benefício consiste no desconto no valor do IPTU de contribuintes que se preocupam com a sustentabilidade, como aderir à geração de uma energia limpa, no caso, a solar.

4.      Alta durabilidade

O custo de aquisição de um kit de energia solar ainda pode ser considerado relativamente alto por algumas pessoas. No entanto, a longa vida útil e a pouca necessidade de manutenção dos equipamentos o tornam extremamente vantajoso.

Os painéis solares têm vida útil média de 25 anos, com pouquíssima perda de potência e a manutenção do sistema fotovoltaico gera quase nenhum gasto e consiste, basicamente, na limpeza dos painéis solares.

5.      Tendência no mundo todo

A energia solar fotovoltaica é uma tendência mundial e, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em 2020, a energia solar atraiu investimentos de R$ 13 bilhões para o país, um aumento de 52% em relação ao ano anterior. Ou seja, investir em energia solar é garantir um bom futuro para o seu negócio.

Ficou simples perceber como a energia solar é benéfica, certo? Essa fonte tão promissora promove maior desenvolvimento da indústria e ainda contribui para a preservação dos recursos naturais.

Não perca mais tempo e venha conhecer todas as possibilidades que a Seltec tem a oferecer! Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!