Energia Solar em postos de gasolina: devo investir?

Energia Solar em postos de gasolina: devo investir?

Empreendedores de sucesso sabem que a melhor maneira de aumentar o lucro é reduzir custos. Sendo assim, investir em energia solar é a solução encontrada para reduzir gastos, fugir da inflação energética e garantir economia.

A energia solar é uma fonte bastante promissora, que vem crescendo e se popularizando de forma avassaladora a cada ano, justamente por seus inúmeros benefícios.

Nos postos de combustível, onde o equipamento envolve compressores de gás natural, motores e bombas de combustível, iluminação, além da loja de conveniências com ar condicionado e freezers, a busca por alternativas economicamente viáveis para a redução do consumo se viu necessária e urgente para sustentabilidade do negócio.

No artigo de hoje, vamos entender mais a fundo como a Energia Solar pode impactar o desenvolvimento dos postos de gasolina. Acompanhe!

6 vantagens da energia solar para os postos de gasolina

1.      Redução de custos

Talvez a vantagem mais atraente desse modelo de geração de energia seja a possibilidade de reduzir os gastos com energia elétrica em até 99%.

Isso porque, ao passar a gerar a própria energia limpa, você deixa de sofrer com as bandeiras tarifárias e com as oscilações nas contas de luz.

2.      Infraestrutura favorável

O telhado dos postos de gasolina costuma ser grande, isso facilita a instalação do projeto. Dessa forma, a área a ser destinada às placas solares podem ser muito melhor aproveitada.

3.      Imagem sustentável

Nada melhor para uma empresa do que estar em concordância com os discursos atuais da sociedade, nesse caso a questão ecológica está em alta e medidas mais sustentáveis estão sendo adotadas em todos os setores.

Assim sendo, quando o seu posto passa a usufruir de uma energia 100% limpa, além da economia, você passa a criar um conceito de empreendimento sustentável, adotando uma imagem muito mais positiva na mente do seu consumidor.

4.      Possibilidade de investimento

Como vimos anteriormente, a conta de luz é reduzida logo no primeiro mês trazendo uma economia mensal de até 99%.

Com a conta de energia praticamente zerada, é possível reinvestir no negócio, aplicando melhorias em todos os setores, como modernizar equipamentos, gerar mais empregos, reformar ou aumentar a conveniência do local, e assim, aumentar a receita do seu posto.

5.      Linhas de financiamento

Para muitos donos, pagar a implantação a vista pode pesar no orçamento mensal do empreendimento. Mas isso não é um problema.

Isso porque, existem vários tipos de financiamento para donos de postos de gasolina. Com eles, é possível instalar o sistema no negócio, mas pagar de forma mais tranquila e em parcelas pequenas.

Basta entrar em contato com sua instituição financeira de preferência e verificar as condições. Dentre elas está o BNDES, com carência de até 2 anos e com prazo de 10 anos para pagamento.

6.      Benefícios fiscais

Para quem pensa em adotar o modelo de geração de energia limpa no posto, as notícias são boas!

Em 2015 entrou em vigor a Lei Nº 13.169 que isenta a arrecadação do PIS/COFINS em energia produzida e utilizada. Ou seja: a energia produzida e utilizada não é tributada, apenas aquela excedente que é “vendida” pela empresa produtora da sua região.

Outro ponto positivo é o desconto no IPTU do posto. O chamado IPTU Verde é oferecido em várias cidades brasileiras e tem como objetivo incentivar os moradores da região a adotarem medidas sustentáveis em suas propriedades. Cada município tem suas próprias condições, que podem chegar a 100% de desconto no valor do imposto.

O que você acha de conhecer um pouco mais sobre essa fonte de energia tão benéfica?

A Seltec atua no mercado há 14 anos, com experiência, qualidade no atendimento e uma equipe altamente capacitada, estamos prontos para ajudar você a optar por um projeto capaz de transformar o seu modelo de negócio!

Entre em contato com a nossa equipe para simular a sua economia e saiba mais!

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!