Energia Solar é alternativa na Pandemia

Energia Solar é alternativa na Pandemia

Desde que a Pandemia começou, tivemos que nos adaptar para a realização das mais diversas tarefas e mudar nossos hábitos. Por conta disso, a intensificação das atividades realizadas de maneira online proporcionou o aumento no consumo de energia elétrica. 

Além disso, em diversos setores, houve queda na produção e, por consequência, no rendimento e nos lucros. 

Então como solucionar essas duas problemáticas? Vamos entender as razões pelas quais a Energia Solar é uma ótima opção nesse momento de pandemia. Confira! 

 

Aumento no consumo de energia

 

Dentre as mudanças que a Pandemia trouxe, podemos enfatizar o aumento no consumo de energia. Isso ocorreu devido à intensificação das atividades realizadas de forma online, fazendo o uso de aparelhos eletrônicos e redes de conexão com a internet. 

 

Mas como reduzir os custos?

 

A tecnologia solar fotovoltaica é uma grande aliada neste momento crítico do mercado mundial, pois traz economia direta ao bolso dos brasileiros, alivia o orçamento das empresas e dos governos e os protegem contra os aumentos das tarifas no país.

Os painéis solares geram uma enorme quantidade de energia, não só a que será utilizada pelo imóvel, mas também excedentes que são injetados novamente na rede. Esses excedentes, quando convertidos em créditos, fazem com que os consumidores consigam uma economia de até 95% na conta de energia. 

A redução na conta e o baixo custo para manutenção dos painéis são fatores que proporcionam o aumento dos números de instalações a cada ano por todo o Brasil.

De imediato, neste momento, a energia solar reduz o custo de energia elétrica da população, aumenta a competitividade das empresas e desafoga o orçamento do poder público, beneficiando pequenos, médios e grandes consumidores do País.

 

Queda nos lucros e atividades reduzidas

 

Sabe-se que a Pandemia modificou intensamente a forma com que realizamos nossas atividades. Infelizmente, diversos setores tiveram suas atividades prejudicadas, o que afetou diretamente no rendimento e no lucro das empresas. 

Outro fator a ser avaliado, é o aumento da taxa de desemprego, justamente pela redução nas atividades praticadas por diversos setores.

 

Como modificar esse cenário de queda?

 

Neste cenário de crise, causada pelo novo coronavírus, alguns setores da economia já começam a mostrar a sua força e o seu potencial de desenvolvimento acelerado e de transformação. Esse é o caso da Energia Solar fotovoltaica. 

No Brasil e no mundo, esta fonte limpa, renovável e competitiva tem sido elencada dentre as principais apostas de governantes, entidades e empresas para a retomada do crescimento econômico no pós-pandemia.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o país acumula mais de 37 mil empregos gerados por esse setor, sendo esses dados apenas do primeiro semestre de 2020.

Segundo dados da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), o Brasil assumiu a 16ª posição no ranking de energia fotovoltaica, ingressando no TOP 20 países com maior capacidade de instalação.

 

Ainda restam dúvidas de que Energia Solar é alternativa na Pandemia?

 

Como foi visto, as mudanças trazidas com a Pandemia geraram aumento nas contas a serem pagas e queda no rendimento de diversos setores. 

Contudo, vimos também que é possível reduzir os custos nas contas de luz e ainda gerar um capital para outros investimentos. Além de proporcionar novas oportunidades de emprego e crescimento para esse mercado.

Mesmo em um momento crítico como esse em que estamos vivendo, há recursos para reduzir os impactos negativos causados pela crise. 

Sendo assim, nada melhor do que investir na implantação de Energia Solar, uma vez que é possível sanar as principais intercorrências advindas da crise. 

Descubra essas e outras informações disponíveis aqui em nosso blog! 

 

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!