Construção Sustentável: como fazer?

Construção Sustentável: como fazer?

Como já sabemos, a sustentabilidade está sendo abordada nas mais diversas áreas, justamente, pelo tamanho da sua importância.

Uma das pautas é construção sustentável, que se baseia em uma construção com o mínimo de impacto possível ao meio ambiente e com a utilização de materiais sustentáveis.

Sendo assim, vamos te explicar melhor como esse processo de construção funciona, sua importância e como é possível realizá-lo. Acompanhe!

Sustentabilidade como um todo

Antes de partirmos para a construção em si, é importante entender que essa ideia está atrelada também à questão da eficiência energética, à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente. 

Ou seja, não se trata apenas do ato de construir e os elementos que são usados que devem ser considerados, mas, sim, a forma de uso que terá depois de pronto.

Como é feita a construção sustentável?

Um bom planejamento é relevante em qualquer projeto, contudo, quando falamos de construções sustentáveis, devemos nos lembrar da importância da utilização de materiais ecologicamente corretos e sempre aproveitá-lo ao máximo, evitando desperdícios.

Nesse caso, é interessante evitar materiais como amianto, chumbo e alumínio, já que eles são tóxicos e prejudiciais tanto à saúde quanto ao meio ambiente.

Segundo o IDHEA (Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica), há nove passos para se construir de forma sustentável:

  1. Uso racional dos materiais;

  2. Gestão e economia da água;

  3. Gestão de resíduos;

  4. Conforto térmico e acústico;

  5. Eficiência energética;

  6. Uso de tecnologias e produtos que não agridam o meio ambiente;

  7. Qualidade do ar e ambiente interior;

  8. Planejamento da obra de forma sustentável;

  9. Aproveitamento dos recursos naturais disponíveis.

Além disso, podemos citar alguns dos materiais amplamente utilizados nas construções sustentáveis, como: concreto reciclável, materiais biodegradáveis, madeira de plástico, tinta à base de terra e madeira de reflorestamento.

Importância da construção sustentável

 De acordo com o Conselho Internacional da Construção (CIB), a indústria da construção é o setor com atividades humanas que mais utiliza energia de forma intensiva e consome mais recursos naturais, gerando quantidades exorbitantes de resíduos, calculados aproximadamente em cerca de 9 kg de resíduos por dia.

Só o Brasil é responsável por consumir cerca de 50% de madeira não certificada, 34% de água e, ainda, 40% de outros recursos naturais e energia para as construções civis.

Dessa forma, fica claro a necessidade de aumentar o incentivo às construções sustentáveis, pelo bem do meio ambiente e do nosso futuro, ao garantirmos a preservação dos recursos naturais.

Vantagens da construção sustentável

  • Redução de gastos, que se dá pela otimização dos processos;

  • Incentivos fiscais, que são cada vez mais comuns;

  • Mais conforto aos proprietários, garantidos por cuidados arquitetônicos sustentáveis relacionados ao controle térmico, de luz e demais fatores ambientais;

  • Melhor argumento de vendas, uma vez que o conceito de sustentabilidade é cada vez mais valorizado no mundo contemporâneo;

  • Diminuição da emissão de CO2;

  • Redução do consumo de energia (30%), do consumo de água (50%), da emissão de gases de efeito estufa (35%);

  • Diminuição do descarte de resíduos gerados (50% a 80%).

Energia Solar e a construção sustentável

Além de todos esses pontos apresentados, uma boa forma de garantir uma construção sustentável é ter no planejamento um sistema de geração de energia solar

Tendo em vista as características dessa fonte energética, como ser 100% limpa, renovável e com elevado potencial energético, por ser considerada inesgotável, entende-se sua importância para a otimização das construções.

Com a Energia Solar, você garante autossuficiência energética, gerando uma energia com impacto zero ao meio ambiente, e ainda não precisa se preocupar com as altas taxas na conta de luz.

 

E você já pensou em aderir a medidas mais ecológicas? Entre em contato com os nossos especialistas para um orçamento e descubra como a Energia Solar pode ajudar você a contribuir ainda mais com o desenvolvimento sustentável!

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!