Conheça 5 novas tecnologias em energia solar

Conheça 5 novas tecnologias em energia solar

É certo que o setor de Energia Solar vem crescendo a cada ano. A geração de energia com a utilização de fontes limpas, e que ainda trazem benefícios ao seu bolso, é sempre interessante. 

Apesar de todos esses benefícios, sabemos que, para se manter no mercado, é necessário buscar inovações e evoluir constantemente. 

Para que você descubra mais sobre as novidades desse ramo, vamos apresentar as recentes tecnologias desenvolvidas a partir dessa fonte de energia. Entenda!

 

  1. Inovações tecnológicas em projetos fotovoltaicos

 

  1. Cadeira de rodas movida a energia solar

Essa novidade é voltada, principalmente, àqueles usuários de cadeira de rodas que gostam de aproveitar uma praia, por exemplo.  

O objetivo central é adequar as condições de acessibilidade e segurança, propondo uma melhor integração a essas pessoas.

A cadeira é alimentada por energia solar, com uma média de duração de sete horas. Para isso, o modelo dela é diferente do convencional, que possui rodas finas. Já o novo veículo conta com seis rodinhas mais largas e um sistema de tração, podendo comandar o veículo a partir de um controle remoto.

  1. Célula de energia a partir do vegetal

Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), pesquisas comprovam a produção de  energia elétrica a partir de células solares que utilizam pigmentos vegetais extraídos de plantas amazônicas, como açaí, jenipapo e urucum. 

As células de energia solar são fotossensibilizadas por corantes vegetais. Logo, encontramos uma alternativa sustentável e de baixo custo para a geração de energia elétrica.

  1. Painel solar portátil

Já pensou em ter em sua mochila um gerador de energia? Com o painel solar portátil, isso pode ser possível! 

 Trata-se de uma mochila produzida para ser leve e maleável, ao mesmo tempo em que otimiza a captação da luz do sol por meio de um pequeno painel acoplado na parte de cima. Ela pode carregar sua bateria interna de 4000mAh em 12 horas de maneira eficiente por meio de um painel de 15 W. 

  1. Telhas solares

A ideia é a criação de uma telha que utiliza componentes mais leves e capazes de incorporar a tecnologia solar aos materiais convencionais. Com o intuito de gerar mais ganhos de eficiência e estética, foram incorporadas quatro células fotovoltaicas a uma telha cerâmica normal.

De acordo com os estudos, a inovação pode ser aplicada em qualquer telhado, uma vez que a superfície “solar” é adaptável em relação as telhas comuns.

  1. Placas solares onduladas

 A modificação de painéis solares retangulares em ondulados tem sua inspiração na técnica oriental do “kirigami”, uma arte de recorte de papéis.

O grande diferencial dessa técnica é o maior aproveitamento dos raios solares. Enquanto a placa solar fixa só consegue captar a luz do sol durante uma parte do dia, a placa solar ondulada consegue capitar os raios solares em ângulos diferentes. Como a Terra se movimenta, o sombreamento varia ao longo do dia. 

O Brasil é um país com grande potencial para investimentos em projetos a partir das placas solares. Sendo assim, pesquisas nesse campo estão cada vez mais evidentes. 

Justamente por ser uma solução sustentável e rentável, há muito o que se explorar e tecnologias a serem desenvolvidas. 

Quer entender ainda mais sobre tecnologia fotovoltaica?

Nada melhor do que conhecer as versatilidades dessa tecnologia e compreender o quanto ela pode impactar positivamente nos mais diversos setores.

 

Além de todas as novidades apresentadas sobre energia solar, também é muito importante entender o planejamento completo de instalação dos projetos fotovoltaicos. Confira mais em nosso blog e acompanhe o passo a passo do processo de montagem!

 

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!