Como funciona o carregador de carros elétricos com energia solar?

Como funciona o carregador de carros elétricos com energia solar?

Os avanços tecnológicos trouxeram novas oportunidades para vários setores, inclusive, para o automobilístico, com os veículos elétricos. A grande vantagem é poder reduzir os impactos causados pela emissão de CO2 e contribuir com o desenvolvimento sustentável.

Aliada a essa ideia, temos ainda mais uma inovação: os carregadores de carros elétricos a partir da energia solar. Ou seja, além de ter um carro que contribui com a natureza, você também o recarrega de uma forma sustentável, utilizando uma fonte energética 100% limpa.

Pensando na importância desse assunto, no artigo de hoje, falaremos sobre como os carregadores de carros elétricos funcionam com energia solar. Acompanhe!

Como carregar um carro elétrico?

Existem algumas maneiras de carregar os carros elétricos e a primeira delas é em casa mesmo, nas tomadas de 110V ou 220V que já conhecemos. Um carregador de parede que normalmente carrega 80% da bateria entre 6 e 8 horas.

Com diversos tipos de demanda, algumas precisam de 20 horas para alcançar a carga máxima, enquanto outras precisam de até 8 horas para completar a bateria do veículo. Para saber se essa opção vale a pena, o motorista deve calcular o custo do carregamento. 

A conta é simples: você só precisa verificar a potência do veículo em Watts (W) e multiplicar pelo número de horas que ele precisa ficar na tomada para recarregar completamente a bateria. Dessa forma, é possível chegar ao custo do quilowatt-hora (kWh). 

Outra forma de recarregar esses automóveis é utilizando um carregador de carros elétricos feito especificamente com essa finalidade. Esse tipo de aparelho proporciona uma recarga mais rápida que uma tomada comum, mas pode não ser tão vantajoso. Além de ter um preço elevado, cerca de R$7 mil, há chances de ser necessária uma adaptação na rede elétrica da residência para utilizá-lo.

E, finalmente, também é possível carregar carros elétricos em postos de carregamento especializados. Os chamados eletropostos possuem equipamentos que funcionam de forma diferente dos pontos de energia domésticos, apresentando uma carga ultrarrápida, com um período de espera entre 20 e 40 minutos.

Por que optar pela energia solar para carregar os carros elétricos?

Além de ser uma forma mais sustentável de gerar energia, uma outra grande vantagem de investir em carro elétrico e energia solar é a economia financeira.

Se o motorista possuir um sistema fotovoltaico em casa, o custo de carregamento da bateria será bem mais baixo e pode até ser zerado. A geração de energia por meio de um sistema fotovoltaico pode contribuir para a redução de até 99% da conta de luz.

Nas casas, muitos proprietários têm utilizado o Sistema Solar Fotovoltaico para captar a energia necessária para recarregar seus carros elétricos. O processo é realizado por meio de placas de silício instaladas no telhado, que são capazes de captar os raios solares e transformá-los em energia elétrica.

Agora que você já sabe um pouco mais do assunto, o que você acha de investir em energia solar? Além de economia e sustentabilidade, você ainda pode ajudar a valorizar o seu imóvel em até 30%!

Entre em contato com os nossos especialistas para descobrir mais sobre os benefícios da energia solar e solicite agora mesmo um orçamento gratuito.

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!