Como funciona energia solar para condomínios?

Como funciona energia solar para condomínios?

Você já ouviu falar sobre energia solar em condomínios? Com o sistema fotovoltaico, é possível gerar energia solar no seu condomínio e reduzir a conta de luz não somente em cada uma das residências, mas também nas áreas comuns.

Essa ideia se tornou possível desde 2016, quando uma alteração nas regras de mini e microgeração de energia elétrica passou a permitir a instalação de painéis solares em condomínios e venda da energia excedente à distribuidora local.

Continue a leitura deste artigo para entender um pouco mais sobre o assunto!

Energia Solar em condomínios

Em condomínios, a geração de energia é um pouco diferente do que estamos acostumados a ver. Ao invés de utilizar um sistema para cada unidade, um grande sistema central é instalado na área comum do condomínio. Ele é projetado levando-se em conta o consumo elétrico total, ou seja, das áreas comuns e de cada casa ou apartamento.

Esse sistema será conectado à rede elétrica através do relógio de luz central do condomínio e toda a energia gerada é injetada na rede, justamente, por não ser possível dividir, em tempo real e de forma certa, o quanto de energia vai para cada consumidor.

Como funciona o sistema de compensação de energia?

Os créditos energéticos são o grande marco do segmento de geração distribuída, criados pela Resolução Normativa 482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), em 2012, que permitiu aos consumidores economizarem através da instalação de um gerador próprio.

Ou seja, a energia produzida excedente é devolvida à rede elétrica e transformada em créditos energéticos, que podem ser usadas pelos consumidores em até 5 anos.

No caso de energia solar em condomínios, essa compensação de energia continua acontecendo, mas de uma forma diferente. Nesse modelo, cabe ao responsável pelo sistema definir com antecedência o rateio dos créditos entre os integrantes do condomínio, proporcionalmente à cota de cada um no sistema, ou seja, dependendo de quanto cada um investiu.

Caso um apartamento ou casa queira deixar de usufruir da energia solar do condomínio, os eventuais créditos energéticos existentes no momento do encerramento do contrato serão contabilizados no nome do seu titular, ficando válidos por 60 meses após o faturamento.

Para os consumidores que continuarem no rateio, é necessário que a solicitação de alteração nos valores dos créditos destinados a cada um seja comunicada por escrito e com antecedência mínima de 60 dias junto à distribuidora.

Benefícios para o condomínio

A energia solar traz inúmeros benefícios, dentre eles podemos destacar:

·         Redução de custos para o condomínio;

·         Redução na conta de luz dos moradores em até 99%;

·         Contribuição de maneira mais efetiva com o meio ambiente;

·         Diferencial de mercado, uma vez que empreendimentos que investem em fontes renováveis são mais bem vistos pelo público.

O que você acha de conhecer um pouco mais sobre as vantagens da energia solar e passar a gerar sua própria energia? Além de ser benéfica para o meio ambiente, essa fonte tão promissora ainda é capaz de contribuir com as suas finanças.

Entre em contato com os nossos especialistas para sanar todas as suas dúvidas sobre as usinas fotovoltaicas e como elas podem impactar positivamente na qualidade de vida.

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!