Como é feita a instalação de um projeto fotovoltaico?

A instalação de um projeto fotovoltaico deve ser realizada com muita cautela.

A instalação de um projeto fotovoltaico deve ser realizada com muita cautela. Aliás, é crucial que todo o processo seja concluído por uma equipe especializada, para que assim o equipamento apresente o máximo desempenho.

A seguir, vamos analisar as principais etapas para uma instalação bem-sucedida. Confira quais são as particularidades do processo!

5 etapas essenciais da instalação de um projeto fotovoltaico

1. Análise estrutural e segurança

Antes de mais nada, é preciso fazer uma análise estrutural para colocar em prática tudo o que foi planejado no projeto fotovoltaico. Isso vai ajudar a identificar o local exato onde cada painel deve ser instalado.

Vale ressaltar que a estrutura do telhado deverá resistir à carga que o sistema fotovoltaico irá gerar, que é de aproximadamente 12 kg a 15 kg, por m².

Outro ponto de maior atenção é em relação à segurança para evitar possíveis acidentes. O medidor de energia elétrica deve estar desligado e deve-se ter em mãos todo equipamento de segurança (EPI) para realizar a instalação em altura.

2. Instalação da base de suporte

A próxima etapa é aparafusar as bases que darão suporte às estruturas. Entretanto, é importante ter atenção quanto ao tipo de telha, pois em telhas de barro, é necessário removê-las em pontos estratégicos para a instalação adequada das bases.

Já em telhados metálicos, basta aparafusar a base no próprio material do telhado. Nesse caso, existe o cuidado com a completa vedação da abertura para evitar possíveis infiltrações.

3. Aplicação das estruturas metálicas

Essa etapa consiste na acomodação das estruturas metálicas sobre as bases aparafusadas, que são os trilhos que suportarão os painéis fotovoltaicos. Vale ressaltar que toda a estrutura é fabricada em alumínio altamente resistente. Aliás, a maioria dos componentes são fabricados em aço inoxidável.

Para a instalação de um projeto fotovoltaico, toda a estrutura é projetada para suportar cargas de ventos, variações climáticas e para manter a estabilidade do painel. Desse modo, temos uma estrutura de qualidade com vida útil de até 25 anos.

4. Instalação dos módulos solares e cabeamento

A partir do momento em que toda a base e estrutura estão fixados corretamente, é hora de instalar os módulos fotovoltaicos. Nesse momento, é preciso ter muito cuidado com os painéis para não causar nenhum dano que possa comprometer o desempenho do sistema.

Em seguida, com os módulos já acomodados sobre os trilhos, é hora de conectar todo o cabeamento do sistema. São os cabos que vão auxiliar no processo de conversão da luz solar em energia elétrica.

5. Conexão à rede elétrica para captação

Por fim, é o momento de realizar a conexão entre os painéis solares, o módulo inversor e a rede elétrica do imóvel. Após a conexão correta, o sistema já começa a funcionar imediatamente.

O que fazer após a instalação do sistema?

Assim que o técnico realizar a instalação do painel solar, é essencial comunicar à rede distribuidora de energia. Dessa forma, o proprietário do imóvel receberá a visita dos técnicos para realizar a troca do relógio de força por um medidor bidirecional.

É esse equipamento que vai mensurar os gastos com energia elétrica, registrar o potencial de energia gerada no mês e converter o excedente em créditos. Com esses créditos, o consumidor poderá abater o valor da próxima conta de luz.

Agora você já sabe como funciona todo o processo de instalação de um projeto fotovoltaico. Se ainda lhe restaram dúvidas, não hesite em entrar em contato com um de nossos especialistas. Temos uma equipe preparada para te atender!

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!