Como a sustentabilidade impacta o seu negócio?

Como a sustentabilidade impacta o seu negócio?

Como você já percebeu, hoje em dia, empreendimentos que buscam crescer e se destacar no mercado precisam encontrar formas de contribuir com o desenvolvimento sustentável. Isso porque a preocupação ambiental tem se tornado cada vez mais forte e necessária, por essa razão, ações mais conscientes devem fazer parte das estratégias de qualquer empresa. 

 

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre os impactos da sustentabilidade no seu negócio e porque esse tema é tão importante. Confira!

Por que investir em sustentabilidade?

Podemos entender a sustentabilidade como uma das maiores preocupações da sociedade atual. Ela pode ser compreendida em três grandes contextos: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção do meio ambiente.

 

Esse conceito engloba muito mais do que somente separar o lixo corretamente ou evitar o desperdício de água ou, ainda, substituir os veículos à combustão pelos elétricos. Estamos falando também de sustentabilidade econômica e social, com geração de empregos e qualidade de vida justa a todos. 

 

Além disso, as empresas que estão desenvolvendo um planejamento sustentável passam a ganhar notoriedade e espaço no mercado, enquanto as que não investem estão sendo ofuscadas e engolidas pela concorrência. 

 

Tudo isso, porque os consumidores passaram a ser muito mais exigentes e se preocupam muito mais com os produtos que consomem. 

 

O principal impacto da sustentabilidade no seu negócio é que ela gera benefícios a curto e a longo prazo. Ou seja, além de poder contribuir com a preservação do meio ambiente a partir de ações pontuais, você também passa a consolidar a sua marca, agregando valor ao seu negócio. Isso porque existem, por exemplo, inúmeras certificações sustentáveis, como o Selo Verde que traz um diferencial para os seus produtos, chamando a atenção dos consumidores.

 

Ainda há um outro ponto a ser avaliado quando pensamos em práticas sustentáveis: índice ESG.

 

Podemos entender o ESG (Environmental, Social and Governance), em português, Ambiental, Social e Governança como as práticas adotadas por empresas condizentes com os valores do desenvolvimento sustentável da sociedade. E essas iniciativas estão sendo utilizadas pelo mercado como uma métrica para avaliar desempenho da empresa e obter mais informações comparativas entre elas.

 

Ou seja, mais um motivo para que você adote atitudes sustentáveis no seu modelo de negócio, aumentando a competitividade dele no mercado em que atua. 

Principais benefícios ao se adotar projetos sustentáveis

  •  Redução do uso de recursos não renováveis;

  •  Criação de um diferencial competitivo;

  •  Construção de uma reputação socioambiental;

  •  Atração de investidores/investimento;

  •  Redução de custos de produção, manutenção e gerenciamento;

  •  Aumento considerável do lucro do negócio.

Como a Seltec pode ajudar?

A energia solar fotovoltaica tem conquistado a todos pelo Brasil e pelo mundo, sendo compreendida como uma das fontes mais promissoras. Isso ocorre, pois, além de ser 100% limpa e inesgotável, ela também ajuda na redução de custos energéticos em até 99% e impulsiona a economia como um todo. Ou seja, investir em energia solar significa contribuir com o desenvolvimento sustentável!

 

O que acha de conhecer mais sobre as vantagens de gerar a sua própria energia? Entre em contato com os nossos especialistas e solicite agora mesmo um orçamento gratuito

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!