Como a energia solar impacta no desenvolvimento sustentável?

Como a energia solar impacta no desenvolvimento sustentável?

A expressão desenvolvimento sustentável já é bastante familiar para diversas pessoas, mas nem sempre seu conceito está tão claro assim, principalmente quando tentamos relacionar com energia solar.

 

De maneira geral, a definição mais aceita, defendida, inclusive, pela WWF (World Wide Fund for Nature) é “o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.”

 

Além disso, existem três grandes vertentes que abrangem o conceito de desenvolvimento sustentável e que precisam estar sempre em equilíbrio para que os objetivos propostos pelo conceito sejam atingidos: o ambiental, econômico e o social. 

E o que a energia solar tem a ver com isso?

Além de ser uma fonte de energia 100% limpa, que não emite quaisquer tipos de poluentes, contribuindo diretamente com uma das vertentes do desenvolvimento sustentável, a energia solar também impacta o setor social e econômico.

 

Somente no ano passado, 2021, o Brasil gerou mais de 150 mil empregos a partir da tecnologia fotovoltaica, uma média de 419 admissões por dia, segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). 

 

Ainda de acordo com a ABSOLAR, a geração de energia a partir do sol já trouxe ao país, desde 2012, mais de R$ 74,6 bilhões em novos investimentos, R$ 20,9 bilhões em arrecadação aos cofres públicos, evitou a emissão de mais de 18 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade e gerou mais de 500 mil empregos.

 

E os impactos não param por aí. A fonte solar também é responsável por contribuir com a economia dos consumidores, que passam a reduzir seus custos com energia elétrica em até 99% e podem aproveitar para apostar em novos investimentos e empreendimentos. 

 

Ou seja, fica fácil perceber como a energia solar é condizente e impacta diretamente no desenvolvimento sustentável, sendo essa mais um fator que explica seu crescimento nos últimos anos no Brasil e no mundo. 

 

As previsões da Agência Internacional de Energia (IEA), inclusive para 2022, são de aumento em até 30% do uso da fonte solar no mundo todo, principalmente pensando em todos os benefícios trazidos pela tecnologia. 

 

A consciência social também impulsiona a maior procura por fontes renováveis e sustentáveis. Nos últimos anos, pudemos perceber o quanto as pessoas passaram a valorizar empresas e organizações que estavam dispostas a abraçar causas relacionadas à preservação do meio ambiente. 

 

Em suma, a energia solar é solução para transformar vidas, contribuindo com os setores econômicos, sociais e ambientais. 

 

O que você acha de fazer parte dessa transformação também? Entre em contato com os nossos especialistas e solicite um orçamento gratuito. Junte-se à família Seltec e gere sua própria energia limpa em prol do desenvolvimento sustentável. 

 

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!