Banco de dados mundial sobre energia solar e a colaboração do Brasil

Banco de dados mundial sobre energia solar e a colaboração do Brasil

Você já ouviu falar do PV CAMPER? Da sigla em inglês Photovoltaic Collaborative to Advance Multi-climate Performance Energy Research, pode ser entendido como um consórcio internacional de empresas dos mais diversos países com o intuito de nutrir um banco global de dados em nuvem sobre performance e viabilidade de sistemas fotovoltaicos.

 

O PV CAMPER é formado por 12 instituições, além de uma rede de 16 estações de campo que abrangem ambos os hemisférios e a maioria das principais zonas climáticas, alguns exemplos são Brasil, Estados Unidos, Alemanha e Coreia do Sul. 

 

O objetivo é avançar na pesquisa fotovoltaica e expandir a confiabilidade da tecnologia solar em todas as partes do mundo. 

Qual a importância desse projeto?

Como sabemos, mesmo dentro de um único país, é possível encontrar condições climáticas distintas, o que interfere no desempenho dos módulos fotovoltaicos. Dessa forma, a ideia é garantir informações confiáveis e que resultem na melhora da eficiência dos projetos desenvolvidos ao redor do mundo, potencializando a tecnologia. 

 

Além de ser uma organização aberta e em constante crescimento, o PV CAMPER estimula a entrada de novos membros dispostos a atender aos elevados padrões de qualidade das instalações e medições dos dados que serão compartilhados.

 

Para que a coleta de dados funcione, cada país precisa estar disposto a:

 

  • Optar pelo gerador fotovoltaico de referência, a partir da tecnologia fotovoltaica de silício cristalino ligado à rede e com medições de variáveis em alta resolução;

  • Instrumentação meteorológica de alta precisão;

  • Sistemas de aquisição de dados de alta frequência;

  • Recursos de caracterização que atendam ao padrão IEC (International Electrotechnical Commission) ou Comissão Eletrotécnica Internacional em português.

Como o Brasil contribui?

O Brasil conta com uma equipe altamente capacitada e duas estações climáticas com geradores fotovoltaicos em campo. A primeira sede se encontra em  Florianópolis/SC, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e a segunda, em  Brotas de Macaúbas/BA.

 

De acordo com um levantamento realizado pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o país está hoje entre os vinte países com mais energia solar no planeta e por isso, se apresenta como um importante aliado para as pesquisas e coleta de dados. 

 

Vale constar também que as condições climáticas bem definidas do Brasil impactam em resultados expressivos e significativos para as informações armazenadas no banco de dados mundial. 

 

São exemplos como esses de pesquisa e inovação que demonstram o real crescimento da tecnologia fotovoltaica no país e no mundo. Os avanços são constantes, especialmente por tudo que a fonte solar é capaz de promover, como economia e sustentabilidade. 

 

Quer saber mais sobre a energia solar, seus benefícios, desafios e curiosidades? Então, acesse nosso blog e confira os artigos disponíveis por lá. Em caso de dúvidas, entre em contato com os nossos especialistas e saiba mais. E aproveite também para nos acompanhar em nossas redes sociais, @seltecenergia.

 



Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!