7 atitudes sustentáveis para você aplicar no seu dia a dia

7 atitudes sustentáveis para você aplicar no seu dia a dia

Com o aumento do desenvolvimento tecnológico e a expansão crescente de indústrias, houve também o aumento dos impactos negativos no meio ambiente, como a poluição, principalmente atmosférica.

Em contrapartida, a sociedade tem se tornado cada vez mais consciente, se preocupando com a forma de consumo e seus hábitos.

Pensando nesse tema, trouxemos nesse artigo algumas dicas de atitudes mais sustentáveis que você pode adotar no seu dia a dia, contribuindo para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Acompanhe!

1.      Reduza o desperdício de alimentos

A cada ano, um terço dos alimentos produzidos é desperdiçado. Para evitar essa perda tão grande, compre sempre aquilo que for realmente necessário.

Quando for ao mercado, compre apenas o que precisar, fazendo uma lista e estabelecendo as receitas e cardápios com antecedência, a fim de evitar as compras impulsivas. Assim, você contribui para o consumo consciente e ajuda a evitar desperdícios.

2.      Aprenda a reciclar e reutilizar

Separar o lixo corretamente também é uma forma de contribuir para um mundo mais sustentável, pois garante o descarte correto de cada material, evitando acúmulos em grandes aterros que prejudicam a fauna e flora local.

 Outra dica é deixar de jogar o óleo que sobra do cozimento no esgoto e separá-lo para doação, pois há muita gente que coleta esse óleo para fabricação de sabão caseiro. Dessa forma, você acaba contribuindo com o trabalho de outras pessoas.

3.      Troque o carro por outros meios de deslocamento

Utilizar a bicicleta ou andar a pé são formas de diminuir os impactos causados pela queima de combustíveis fósseis da grande maioria dos automóveis.

Além disso, você ainda garante outros grandes benefícios, como:

·         contribui para a saúde, reduzindo o sedentarismo;

·         ajuda a economizar nos gastos com combustível;

·         diminui o engarrafamento, desafogando o trânsito.

4.      Apoie produtores locais

Comprando produtos locais, você ajuda os agricultores familiares e as pequenas empresas do lugar onde vive. Você também contribui para a luta contra a poluição, reduzindo as distâncias de frete percorridas por caminhões e outros veículos.

5.      Economize água

A água é um recurso essencial para manutenção da vida na Terra. Sendo assim, é necessário tomar todos os cuidados para que ela seja utilizada com consciência.

Algumas medidas como: evitar banhos longos, fechar a torneira enquanto escova os dentes e reutilizar água das chuvas, por exemplo, podem fazer grande diferença para a preservação desse recurso natural.

6.      Realize compostagem em casa

Uma forma eficiente de diminuir os impactos negativos dos resíduos do lixo orgânico no meio ambiente, quando descartados de forma incorreta, é a realização da compostagem.

Além de contribuir na redução da emissão de gás metano, esta técnica ainda permite a geração do húmus, um adubo natural que pode ser utilizado na agricultura e jardins, substituindo o uso de produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente.

7.      Utilize energia elétrica de uma forma consciente

Existe uma forma bastante interessante de gerar energia: energia solar. Com o sistema fotovoltaico é possível garantir uma economia de até 99% no valor pago nas contas de luz e ainda contribuir com a preservação do meio ambiente, pois estamos falando de uma fonte 100% limpa e sustentável.

Você pode conhecer sobre outras vantagens desse modelo de geração de energia aqui.

Agora que você já sabe quais atitudes podem contribuir com a sustentabilidade, que tal começar aplicá-las no seu dia a dia? Pequenas ações trazem grandes resultados, faça a sua parte!

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!