5 tendências da energia solar para o futuro

5 tendências da energia solar para o futuro

É fato que a energia solar tem conquistado a todos, especialmente pelos seus benefícios para o meio ambiente e para a economia.

De acordo com  dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), no ranking de investimento em energia solar no mundo, quem lidera é a China, seguida pela Índia e pelos Estados Unidos. Essas informações só deixam mais claro a importância e o impacto do setor fotovoltaico no mundo.

Pensando nesse crescimento da energia solar, trouxemos neste artigo algumas das principais tendências para os próximos anos. Entenda!

1.      Mais oportunidades de emprego

Segundo relatórios da IRENA, os investimentos em energias renováveis nos programas de estímulo e recuperação econômica contribuirão para a geração de 29,5 milhões de empregos até 2030. E somente o setor solar representaria cerca de 11,6 milhões de empregos, o que significa mais de 39% do total.

2.      Queda no valor para investimento

Quando a energia solar entrou no mercado, havia um alto valor para investimento nessa fonte. Contudo, a tendência é que ela fique cada vez mais barata, seguindo o que já vem acontecendo nos últimos anos.

Um dos principais fatores que impactam nessa queda dos preços é o avanço da tecnologia, que possibilita menores custos para fabricação com ainda mais eficiência. Mas, além disso, no Brasil existe um fator a mais: muitos estados investem em crédito para energia solar, o que incentiva residências, comércios, indústrias e até propriedades rurais a investirem no setor, tornando essa fonte de energia mais viável à população.

3.      Maior espaço para fontes renováveis

Atualmente, os combustíveis fósseis são responsáveis por mais de 60% da geração de energia no mundo, o que deixa as fontes renováveis, como a solar, com menos de 10%.

Entretanto, segundo dados da Bloomberg NEF, a expectativa é de que a energia solar assuma 25% da matriz energética até o ano de 2050. Esse aumento está atrelado, principalmente, às transformações na sociedade e a conscientização para impulsionar fontes limpas com baixo impacto ambiental.

4.      Módulos solares transparentes

O intuito é que esses módulos sejam utilizados em janelas, por exemplo, já que são transparentes e não interferem na decoração ou no projeto arquitetônico.

Por enquanto, a tecnologia consegue converter apenas 1% da luz em energia, contudo as pesquisas da Universidade Estadual de Michigan estão em desenvolvimento para que essa conversão chegue ao menos em 5%.

5.      Investimento em telhas solares

A ideia desse projeto é que seja possível utilizar em qualquer tipo de telhado, já que estamos falando de uma superfície personalizável a todos os espaços. 

Dessa forma, visando maior estética e eficiência, empresas italianas desenvolveram uma telha de cerâmica normal com quatro células fotovoltaicas incorporadas.

O mercado fotovoltaico está em crescimento constante e inúmeras pessoas já passaram a aproveitar todos os benefícios do sistema de energia solar.

O que você está esperando? Entre em contato com os nossos especialistas e solicite um orçamento gratuito agora mesmo!

 

 

 

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!