5 cidades sustentáveis e como elas aproveitam a energia solar

5 cidades sustentáveis e como elas aproveitam a energia solar

Com o avanço constante da tecnologia e do uso dos recursos naturais, a preocupação com a preservação do meio ambiente também cresce.

Talvez você não saiba, mas existem inúmeras cidades no Brasil e no mundo que já utilizam recursos limpos, gerando, então, energias renováveis e promovendo o desenvolvimento de forma sustentável. 

Pensando nisso, trouxemos o conceito de uma cidade sustentável e alguns exemplos espalhados pelo mundo. Entenda! 

O que é uma cidade sustentável?

A Cidade Sustentável prevê uma série de diretrizes para melhorar a gestão de uma zona urbana e prepará-la para as gerações futuras.

Ela possui ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da sua população, pautada na economia sustentável, vitalidade cultura e principalmente na responsabilidade ambiental.

5 cidades sustentáveis espalhadas pelo mundo

  1. Freiburg na Alemanha

Considerada a cidade mais sustentável do mundo, tem grande parte dos imóveis adeptos ao conceito de “casa passiva”, no qual a construção possui isolamento térmico, algo que mantém a temperatura constante, e janelas amplas feitas de vidro e sacadas projetadas para ter iluminação natural por mais tempo.

A cidade de Freiburg aproveita suas horas de Sol a pino com, aproximadamente, 1.800 painéis fotovoltaicos espalhados por 400 metros. Inclusive, o Mage Solar Stadium, campo de futebol do time da cidade, fornece um excelente serviço: funciona como usina solar e abastece 9 mil residências.

  1. Fujisawa Sustainable Smart Town no Japão

A cidade foi projetada para funcionar de forma inteligente, otimizando o uso da tecnologia e recursos renováveis.

Ela conta com serviços de compartilhamento de carros e bicicletas elétricas, casas alimentadas por energia solar e os moradores têm até incentivo financeiro para reduzir o consumo de energia.

Os painéis solares são instalados nos telhados das casas e garantem a energia necessária para os moradores e as sobras energéticas são armazenadas em baterias.

  1. Seul na Coréia do Sul

O objetivo da cidade é aumentar a produção de energia provenientes de fontes renováveis.

Para apoiar a iniciativa, o governo incentiva o investimento privado na geração de energia solar fotovoltaica, alugando equipamentos públicos não utilizados. A prefeitura da cidade também assinou acordos com empresas para construir usinas de energia solar fotovoltaica adicionais, o que vai garantir uma potência incremental de 250 MW.

  1. Rio de Janeiro no Brasil

O Brasil possui uma das melhores condições no mundo para produção de energia solar. 

A capital carioca lidera o ranking da cidade que possui maior potência instalada com 17,7MW. Para incentivar o uso de sistemas solares fotovoltaicos, o governo aderiu à isenção de ICMS na energia. 

Por conta das altas temperaturas, o alto custo da energia elétrica também contribui para que o investimento em energia solar seja viável na cidade do Rio de Janeiro.

  1. Singapura

Até 2014, a capacidade instalada total da rede de sistemas fotovoltaicos em Singapura estava distribuída por 468 instalações em toda a ilha. 

A cidade ainda estabeleceu uma meta ambiciosa, transformar 80% dos edifícios em prédios “green” até 2030.

Outro fato interessante é que a Apple firmou parceria com a maior empresa local de geração de energia limpa, a Sunseap Group, para que a sua primeira loja na cidade fosse abastecida inteiramente por energia solar.

Fator comum entre as cidades

Algo que podemos perceber é que todas essas cidades investem com afinco na geração de energia limpa, principalmente em Energia Solar Fotovoltaica.

Isso porque, essa fonte energética, além de ser 100% limpa e inesgotável, conta com inúmeras vantagens e é capaz de reduzir a sua conta de energia em até 99%! 

 

Entre em contato com a gente e faça um orçamento gratuito! Temos certeza de que ajudaremos você a aproveitar o melhor que a Energia Solar tem a oferecer.

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!