5 benefícios da energia solar para o setor agropecuário

5 benefícios da energia solar para o setor agropecuário

A eficiência energética é um dos maiores desafios para o setor agropecuário no Brasil. Por mais de 20 anos, a elevação da produtividade do plantio cresce mais de 10% ao ano.

Ao mesmo tempo que o setor precisa aumentar a eficiência deve aliar o uso de biocombustíveis. Nesse contexto, o futuro aponta para máquinas de maior potência, menos poluentes e mais econômicas no ponto de vista energético.

A seguir, vamos elencar os principais benefícios da Energia Solar para o desenvolvimento agropecuário. Confira!

 

5 razões para o uso da Energia Solar no setor agropecuário

1. Redução de custos

A primeira vantagem é, sem dúvidas, relacionada à redução de custos. A partir do momento em que o proprietário se vê livre dos altos custos com energia elétrica, pode poupar dinheiro ou até mesmo investir em melhorias para o desenvolvimento do agronegócio.

Além disso, a Energia Solar ajuda a reduzir custos com a produção de qualquer operação agropecuária, incluindo o setor de laticínios, avicultura, grãos e hortícola. Todas as atividades envolvidas nessas áreas citadas, exigem alto consumo energético.

2. Transformação tecnológica e inovação

A Energia Solar é um dos fatores responsáveis pela inovação e transformação energética de todos os setores comerciais e industriais no país. E para o setor de agronegócio, o sistema é ainda mais essencial.

No agronegócio moderno, surgem constantemente novas tecnologias em maquinários, processos e ferramentas que auxiliam no desenvolvimento das atividades agropecuárias. Consequentemente, uma tecnologia moderna demanda muito mais energia.

Nesse contexto, se houver um investimento na Energia Fotovoltaica, sem dúvidas, o setor terá muito mais possibilidade de participar da inovações e transformações tecnológicas que estarão disponíveis futuramente.

3. Irrigação e bombeamento de água

Com a demanda cada vez maior por alimentos no mundo, a otimização do sistema de irrigação e bombeamento de água será fundamental e se tornará um verdadeiro diferencial no agronegócio.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sistema da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, um projeto fotovoltaico com potência de 128 kWp, é capaz de irrigar 96,4 hectares por uma média de seis a oito horas por dia.

Então, é um investimento que pode ser uma solução rentável a longo médio e prazo, tendo em vista a economia gerada.

4. Competitividade

Segundo dados da Absolar (Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica), o setor de agronegócio é responsável por 8,7% da potência de geração distribuída de Energia Solar no país.

Isso significa que os proprietários já estão começando a visualizar os grandes benefícios da Energia Fotovoltaica para o setor. Se um dos maiores gastos de uma propriedade é com a energia elétrica, com a economia gerada pelo sistema fotovoltaico, haverá muito mais oportunidades de inovar e se tornar mais competitivo no mercado.

5. Eliminação de prejuízos na produção leiteira

Eventualmente, os criadores de gado leiteiro sofrem com instabilidade e insuficiência energética. Com isso, há um aumento significativo de prejuízos. O sistema de energia fotovoltaica pode melhorar esse quadro como uma solução de aumento na eficiência.

Com o aumento da eficiência , os módulos solares permitem manter o funcionamento da câmara de resfriamento com maior eficiência, reduzindo perdas e otimizando o processo das atividades. Além disso, abre oportunidades para investimento em expansão da produção.

Inúmeras propriedades já estão começando a investir na Energia Solar como principal fator de desenvolvimento. O sol é uma fonte de energia limpa, renovável e inesgotável, que não agride o meio ambiente e traz muitas vantagens ao produtor rural.

Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba como podemos ajudar. Temos uma equipe preparada para te atender!

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!