4 novas tecnologias em energia solar

4 novas tecnologias em energia solar

O crescimento do setor fotovoltaico possibilitou maior envolvimento de pesquisadores da área na busca por novas tecnologias a partir do uso da energia solar. Especialmente pelos seus inúmeros benefícios é que o desenvolvimento de novos produtos se intensificou nos últimos anos. 

 

Pensando na importância da energia solar, resolvemos trazer 4 novas tecnologias realizadas a partir da fonte fotovoltaica para que você se familiarize e se encante ainda mais com o segmento. Confira!

1. Janelas coloridas que geram eletricidade

Pesquisadores da Universidade Rice de Houston, nos Estados Unidos, desenvolveram janelas que podem redirecionar a iluminação externa ou interna para células solares fotovoltaicas.

 

Essa tecnologia de concentradores solares luminescentes utilizada nas janelas não é nova. Há mais de uma década ela já é considerada uma forma promissora de produção de energia, isso porque é capaz de produzir eletricidade tanto a partir da luz solar externa quanto da luz interna utilizada na iluminação das casas e edifícios.

 

Além disso, essas novas janelas funcionam ininterruptamente, ou seja, continuam gerando energia mesmo depois que o sol se põe e também podem ser consideradas mais artísticas.

2. Painéis solares transparentes

Pesquisadores coreanos da Universidade Nacional de Incheon desenvolveram a primeira célula solar totalmente transparente que pode ser integrada a dispositivos móveis como carros elétricos, smartphones e sensores. 

 

Segundo os estudiosos, a ideia é trazer as células solares para um uso mais fácil e em diversas circunstâncias do dia a dia, já que, até em então, a opacidade desses módulos solares faz com seu uso seja voltado somente aos telhados ou áreas mais remotas.

 

Eles ainda relatam que a eficiência de conversão energética dos painéis em estudo foi de apenas 2,1%, necessitando de mais estudos para falar em comercialização. Contudo, a nova tecnologia de células transparentes adota o dióxido de titânio (TiO2), um semicondutor eficiente, não tóxico e não prejudicial ao ambiente, sendo também abundante na Terra.

3. Primeira linha aérea do mundo a utilizar combustível solar

A Swiss International Air Lines será a primeira companhia a utilizar combustível solar no mercado de aviação. A tecnologia consiste em um querosene sintético neutro de carbono produzido por meio da energia solar concentrada.

 

A ideia é que até 2023 toda a linha aérea já esteja utilizando o combustível neutro, que segundo os pesquisadores, esse querosene sintético é um substituto econômico e ecologicamente viável para combustíveis fósseis.

4. NASA atualiza seu sistema fotovoltaico

Há anos a NASA utiliza a energia solar como forma de abastecer suas estações no espaço. Contudo, os painéis até então utilizados começaram a apresentar sinais de desgaste, por isso estão promovendo a instalação dos novos equipamentos, que devem viabilizar um aumento de 20% a 30% na energia disponível para as operações da Estação Espacial Internacional, expandindo a capacidade de geração de 160 kW para 215 kW.

 

Quer ficar por dentro de mais novidades sobre o setor fotovoltaico? Então, acesse nosso blog e nos acompanhe também em nossas redes sociais, @seltecenergia.

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!