10 principais dúvidas sobre a energia solar

10 principais dúvidas sobre a energia solar

São muitas as vantagens da geração de energia solar, por meio do sistema fotovoltaico, como ser renovável, ecologicamente correta, econômica, mais eficiente, entre outros. Sobram motivos para aderir à energia solar. Porém, por ser uma tecnologia em expansão, ainda há dúvidas acerca dela. Por isso, listamos 10 dúvidas frequentes para esclarecer sobre. Confira! 

1 - Os painéis solares podem durar por quantos anos? 

A vida útil dos painéis solares é muito longa. Eles duram em torno de 25 anos com plena capacidade de utilização. Após esse tempo, podem começar a diminuir a capacidade de produção energética.  Mas, ainda assim, podem seguir abastecendo sua casa ou empresa.

 

2 - Energia Solar é realmente ecologicamente correta e sustentável? 

A energia fotovoltaica é limpa, sustentável e vinda de uma fonte inesgotável: o sol. Gerada a partir dos raios solares, ela não utiliza nenhum tipo de combustível fóssil, não emite gases poluentes e nem agride a natureza para a instalação dos painéis. É, de fato, um modelo energético sustentável e limpo.

3 - Com o sistema instalado, a distribuidora de energia irá me pagar pela geração?

Não irá pagar em dinheiro, o que acontecerá é que toda energia excedente gerada e não consumida na hora, é “emprestada” à distribuidora, que te recompensa na forma de créditos de energia. Com esses créditos, você abate a energia consumida da rede à noite e só paga a diferença, quando houver. Caso os créditos gerados ao longo de um mês forem superiores ao que foi consumido da rede, o saldo restante fica disponível  para uso por até 5 anos. 

 

4 - Os painéis fotovoltaicos demandam manutenções frequentes? 

O sistema de energia solar fotovoltaico não costuma precisar de manutenção, pois não existem partes móveis ou com encaixes flexíveis, além das placas são resistentes e instaladas de forma estática, com estrutura simples e de fácil limpeza. A própria inclinação da instalação e a água da chuva costumam se encarregar de manter a superfície limpa. 

 

Mesmo assim, recomenda-se que os resíduos acumulados sobre os painéis solares sejam removidos com água, ao menos três vezes ao ano. Para que seja realizada qualquer manutenção, todos os disjuntores devem estar desligados. 

 

5 - Posso instalar os painéis em outra residência em caso de mudança? 

Caso o você mude de casa, há sim a possibilidade remover os painéis, assim como todos os equipamentos para a geração de energia solar, e reinstalá-los no novo local. Para isso, você deve solicitar o serviço à empresa que fez a instalação originalmente. 

6 - Os painéis solares podem danificar o telhado da construção? 

 

Muito pelo contrário! Depois que você instala os painéis solares, o que ocorre é o oposto. Quando o telhado fica exposto aos raios ultravioletas e ao calor, ele pode ficar seco e quebradiço. Os painéis solares acabam recebendo essa radiação e protegendo o telhado. Com a resistência dos painéis fotovoltaicos, ele se torna uma camada protetora que protege o telhado também das chuvas. 

 

 

7 - A energia solar é um investimento que só dá retorno a longo prazo? 

Na verdade, é um investimento que já dá retorno a médio prazo. Tem um retorno entre três e cinco anos, dependendo do projeto e do gasto energético. Se considerarmos a vida útil mínima de um painel solar, após recuperar o capital investido, o sistema de energia fotovoltaica irá oferecer, pelo menos, 20 anos de economia na conta de luz.





8 - Os painéis solares produzem pouca energia no inverno? 

Os painéis solares funcionam com os raios solares e não com o calor. São eles, os raios solares, os responsáveis pela geração de energia. Mesmo em dias nublados ou de baixa temperatura e com a radiação menor, comum no inverno, haverá luz e os equipamentos funcionarão normalmente. 

 

9 - O sistema de energia solar valorizará meu imóvel?

Uma propriedade com sistema de energia solar tem valorização média de até 10% em relação aos demais imóveis. Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), 75% dos projetos de energia solar desenvolvidos no país são para áreas residenciais.

 

10 - Eu consigo medir a minha produção de energia solar?

Sim, por meio de um inversor fotovoltaico que pode ser conectado à Internet. Dessa forma, é possível acompanhar a produção em tempo real, inclusive por meio de dispositivos móveis, como os smartphones.

 

A energia solar fotovoltaica é a energia do momento e do futuro. Depois dessas dicas, conseguiu tirar algumas das suas dúvidas? Caso ainda tenha algum questionamento, entre em contato conosco. Você também pode fazer um orçamento com a Seltec e começar a ajudar tanto o meio ambiente quanto a economizar nos gastos com energia em sua residência ou empresa. 

 

Saiba Mais

 

Para mais dicas sobre energia renovável, leia os artigos disponíveis em nosso Blog. Caso tenha se interessado no modelo energético que traz economia de até 99% em relação ao valor da energia elétrica distribuída pela rede tradicional e ainda ajuda o meio ambiente, faça uma simulação com a Seltec. 

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!