10 mitos e verdades sobre energia solar

10 mitos e verdades sobre energia solar

Quando pensamos em energia limpa, algumas aparecem rapidamente em nossa cabeça, como o caso da Energia Solar. Contudo, muitas especulações são feitas sobre essa fonte de energia e, consequentemente, dúvidas começam a surgir. 

Separamos aqui alguns mitos e verdades para que você entenda melhor sobre Energia Solar não caia mais mentiras ditas por aí. Confira!

 

  1. O custo de instalação das placas fotovoltaicas é alto?

 

MITO. No início do desenvolvimento dos painéis solares, eles apresentavam um custo elevado, mas, com a evolução do mercado global, os modelos fotovoltaicos tiveram o custo reduzido em mais de 80% só nos últimos 5 anos.

 

  1. Energia Solar é um investimento a longo prazo?

 

VERDADE. Devemos lembrar que a vida útil de um painel solar é de aproximadamente 25 anos. Considerando que o investimento para instalação do sistema tem retorno em três a cinco anos, você ainda teria uma economia na conta de energia por 20 anos pelo menos.

 

  1. Os painéis solares não são capazes de produzir energia no inverno?

 

MITO. Esse talvez seja o maior mito de todos. Muitos pensam que o dia precisa estar ensolarado e bem quente para que os painéis possam gerar energia, contudo isso não é verdade. As placas fotovoltaicas utilizam a incidência dos raios ultravioletas, presentes todos os dias, independente da estação do ano ou clima. 

  1. Os projetos fotovoltaicos duram mais de 20 anos?

 

VERDADE. Podemos afirmar que duram mais de 20 anos por todas as comprovações técnicas realizados e por histórico de empresas já utilizam a energia solar.

 

  1. Os painéis solares exigem muita manutenção?

 

MITO. É claro que os painéis precisam ser limpos. Eles acumulam poeira e sujeiras, o que pode atrapalhar seu desempenho ao longo do tempo. Mas, fora isso, não há necessidade de manutenções. A tecnologia é tão segura que os produtores oferecem de 20 a 30 anos de garantia.

 

  1. É preciso solicitar autorização para instalar o sistema fotovoltaico?

 

VERDADE. Antes de pensar em instalar placas solares no seu imóvel, é preciso solicitar a autorização junto à concessionária de energia da sua região. Os engenheiros e técnicos responsáveis, depois de passar todas as informações ao cliente, são os responsáveis por fazer essa solicitação. 

 

  1. Os painéis solares podem danificar o telhado da construção?

 

MITO. Quando os telhados ficam expostos aos raios ultravioletas por muito tempo se tornam fracos e quebradiços. Como os painéis ficam acima das telhas, acabam bloqueando a ação dos raios. Ou seja, os painéis não danificam o telhado, na verdade, o protegem.

 

  1. Os painéis solares podem reduzir a temperatura do telhado e do ambiente?

 

VERDADE. Por meio de pesquisas, foi possível descobrir que os painéis solares podem baixar a temperatura de um telhado em 3 graus Celsius. Isso só é possível, pois quem recebe o calor é a placa solar e não o telhado, diretamente. Ou seja, além de energia limpa, os painéis ainda proporcionam um ambiente mais agradável.

 

  1. As placas de energia solar são frágeis?

 

MITO. UM fato muito curioso é que as placas solares são projetadas para suportarem climas extremos, incluindo, chuva de granizo e até mesmo queda de galhos. Então, não, elas não são frágeis.

 

  1. Os painéis solares são silenciosos?

 

VERDADE. Para a alegria de todos, os painéis fotovoltaicos não produzem som algum. Energia Solar é uma fonte livre de poluições em todos os sentidos, inclusive poluição sonora.

 

Já sabia sobre esses mitos e verdades?

 

Se a sua resposta foi sim, parabéns! Você já está entendendo de Energia Solar! Caso a resposta tenha sido negativa, não se preocupe! Acesse mais de nossos conteúdos e conheça nossos projetos.

Compartilhar:

Veja mais conteúdos

Você conhece todos os componentes de um sistema fotovoltaico?

Para produzir a energia através do sol, o sistema fotovoltaico possui alguns componentes básicos. Para esclarecer tudo isso, preparamos um artigo especial para você poder entender quais são esses componentes, suas funções, e também as principais características do sistema de energia solar.

Quais as vantagens da Energia Solar? Listamos as 10 principais!

Entre tantos benefícios que a energia solar promove, listaremos 10 vantagens que você tem ao gerar a sua própria energia.

Você já sabe o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

A luz do sol, além de todos os benefícios e de ser essencial para a vida na Terra, pode ser aproveitada para a geração da sua energia!